Ladário

Em Ladário, Dia do Surdo é comemorado em LIBRAS na REME

O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio

 

O Dia Nacional do Surdo, comemorado no Brasil em 26 de setembro, foi marcado por uma celebração promovida pela Secretaria de Educação com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio.

As escolas do município realizam um importante trabalho de inclusão com os alunos surdos, totalmente inseridos no cotidiano da escola. Um trabalho de dedicação e integração realizado em parceria com a equipe pedagógica da escola.

O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio

“Elevar a auto-estima dos alunos surdos e sensibilizar a comunidade sobre a importância da linguagem de sinais, é o nosso maior objetivo com esse evento. Na nossa rede de ensino, atualmente, temos cinco alunos surdos e um deficiente auditivo”, disse a Gerente de Programas e Projetos, respondendo pela Secretaria de Educação Silvana Arruda

Para, Maria Isabel, mãe de duas alunas surdas, o trabalho que a escola desenvolve é excelente, e muito importante para a interação de suas filhas junto à comunidade escolar,“As minhas filhas se sentem valorizadas na escola, frequentam o ensino regular e são boas alunas, então isso me deixa satisfeita e contente”.

Durante as comemorações foram realizadas atividades culturais que demonstraram claramente o entrosamento, a integração e a harmonia que existe entre os alunos com surdez e os que ouvem. “É muito legal aprender a falar com as mãos, pois dessa forma podemos conversar com os nossos amiguinhos que só conseguem se comunicar dessa forma”, enfatizou Clara Rubiane, 8 anos, da Escola Municipal Nelson Mangabeira.

Os alunos executaram os Hinos, Nacional e à Ladário, apresentaram músicas, poemas e apresentação de teatro na língua brasileira de sinais-LIBRAS, as apresentações prenderam a atenção das crianças e dos adultos. Além das atividades culturais, foram ministradas palestras sobre o tema.

“É gratificante apresentar um trabalho deste e ver que a inclusão está realmente fluindo e todos se esforçam. Todas as escolas do município durante todo ano realizam um projeto de inclusão para os alunos e também para as famílias”, comentou a professora Ednéia Auxiliadora, e ainda elogiou a atitude do município, “A Secretaria de Educação oferece aulas a todos os interessados em aprender a linguagem dos sinais, e isso é um grande avanço para a nossa cidade”.

O dia do surdo é comemorado em 26 de setembro, data da inauguração da primeira escola para surdos do país, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A data serve para mobilizar a sociedade a respeito dos principais direitos e conquistas dos surdos brasileiros.

 

Por: Da Redação