Ladário

Escola Municipal Maria Ana Ruso representará Ladário na Feira Estadual

 

A Escola Municipal Maria Ana Ruso foi uma das instituições vencedoras da etapa municipal da Fecipan, coordenada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o apoio com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), da Marinha do Brasil, da Prefeitura Municipal de Corumbá, da Prefeitura Municipal de Ladário, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Grupo Arandú de Tecnologia e Ensino de Ciências (UFMS), da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) e do Serviço Social do Comércio (SESC). O evento foi realizado durante três dias no Centro de Convenções em Corumbá e contou com a participação de mais de 150 projetos.

Dos cinco projetos idealizados pela Escola Maria Ana Ruso para o evento, todos foram premiados com o primeiro lugar, o que credenciou assim a instituição para a fase estadual na participação da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec).

A Escola foi premiada com o projeto “Sistema de Irrigação por aspersor com filtro para hortaliças assentamento 72, Ladário MS”, nas categorias Melhor Poster/Banner, Melhor Maquete/Protótipo, Poster/Banner e Engenharias e Ciências Agrárias (nível fundamenta), e a quinta na categoria de indicação dos cinco mais bem colocados ficando na primeira colocação, levando para o PA 72 a premiação de Bolsa de Iniciação Científica Júnior por 12 meses, no valor de R$ 100,00.

Duas Unidades Escolas fizeram uma dobradinha de resultados, na categoria Ciências Biológicas e da Saúde (nível fundamental), sendo elas as Escolas Municipais Professor João Baptista, em segundo lugar, com o projeto “Simulador de erosão do solo para Educação Ambiental” e em terceiro lugar, a Municipal Marquês de Tamandaré com o projeto “Reciclagem na escola: Óleo de cozinha transformado em sabão”. A Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio ficou em segundo lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (nível fundamental), com o projeto “Viola de cocho: conhecer para preservar”.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, professores e estudantes se empenharam em uma árdua tarefa de elaboração dos projetos, envolvendo pesquisas, recursos materiais e humanos, onde as Unidades Escolares não mediram esforços para os auxiliarem. Todo e qualquer projeto elaborado possui características de soluções de problemas, visando sempre a melhoria de vida do ser humano, e a juventude tem muito a ganhar com esta iniciativa para um futuro melhor. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação