Ladário

Durante ação contra raiva, Saúde vacinou 353 animais no Santo Antônio

 

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado, 28 de março, uma ação de prevenção contra a raiva animal. O foco desta ação foi tentar vacinar cães e gatos, que vivem em algumas localidades do Bairro Santo Antonio, onde faz fronteira com a cidade de Corumbá, que até o momento já teve dois casos da doença confirmados.

Ao todo, foram vacinados 353 animais, sendo 317 cães e 36 gatos, entre as ruas Nossa Senhora dos Navegantes Pedro de Madeiros, Nicola Scafa e rua Corumbá, onde a equipe de 20 pessoas, sendo agentes de endemias, um veterinário e uma bióloga, percorreram de casa em casa.

Na oportunidade além da vacina, foi reforçado as orientações sobre a doença para os moradores da região. Segundo a agente de endemia Chirislaine Holanda, os moradores têm respondido bem a campanha e colaborado com o trabalho.

“Nós explicamos o motivo da nossa visita e a maioria das pessoas nos deixam entrar para vacinar os seus animais, e isso facilita muito o nosso trabalho e consequentemente preveni todos os animais que vivem na residência. Uma boa prevenção é o que todos nós temos que fazer”, enfatizou Holanda.

De acordo com a Gerente e Atenção à Saúde, Elis Rosangela Ribas Flor, a vacinação realizada durante todo o sábado foi uma estratégia de prevenção, “o bairro e as ruas visitadas fazem parte de uma estratégia, pois são os locais mais próximos da cidade de Corumbá onde dois casos de raiva já foram confirmados”, explicou.

Ainda conforme ela, qualquer morador de Ladário que quiser vacinar seu animal pode ser dirigir ao NCZ, “a vacina está disponível no Núcleo de Controle de Zoonoses e qualquer pessoa pode ir até lá para vacinar o seu animal”, reforçou.

Para a gestante de 21 anos, Monique Silva Santos, moradora do bairro, a campanha preventiva realizada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses de Ladário, é de extrema importância não só para a saúde dos seus animais de estimação, como para a de todos os habitantes do local.

“Aqui em casa nós temos seis cachorros e procuramos sempre mantê-los vacinados, agora que eu estou grávida a atenção é redobrada desde já, porque daqui a pouco teremos um bebe em casa e os cuidados são essenciais”, afirmou Monique.

O NCZ está localizado na Rua Emilia Alves, sem número, Bairro Boa Esperança. O horário de atendimento é das 7 h as 11 h e das 13 h as 17h de segunda a sexta-feira. As dúvidas podem ser tiradas pelo número 3226-1213.

Campanha 2014

Na última campanha contra a doença, Ladário imunizou 2.193 animais durante o dia “D” da Campanha. Os números apontaram 66% da meta alcançada no primeiro dia da campanha, preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. Porém a meta do município foi de alcançar os 100%, sendo que a vacina continuou disponível no NCZ.

Ao todo foram disponibilizados 10 pontos de vacinação e no dia “D”, Ladário protegeu 1.989 cães e 204 gatos. A ação contou com o apoio de 10 militares da Marinha do Brasil, 10 do Exército Brasileiro e 20 profissionais entre agentes de endemias, veterinário, agentes comunitários de saúde e supervisor da campanha.

 

Por: Da Redação