Ladário

Delegado de Ladário vai receber Título de Cidadão Ladarense e fala sobre o combate a violência

Delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, Dr. Fernando Araújo da Cruz Jr

 

Delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, Dr. Fernando Araújo da Cruz Jr (Foto: Domingos/Pérola News)

Os índices de violência em Ladário caíram cerca de 50% no período de janeiro e fevereiro de 2015, se comparados ao mesmo período em 2014. Quem garante isso é o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, Dr. Fernando Araújo da Cruz Jr, que recebeu a reportagem do Pérola News. Atuando no município desde abril do ano passado, o policial, que se formou Bacharel em Direito apenas para cumprir seu sonho de ser delegado de polícia, comanda atualmente uma equipe de 10 profissionais (oito investigadores e dois escrivães) que tem o combate ao crime como missão.

“Quando cheguei aqui encontrei a DP em reforma, viaturas paradas e uma equipe reduzida. Tralhamos duro para levantar os automóveis de serviço, recebemos mais profissionais, o que nos deu mais condições para atuar com eficácia”, garante Dr. Fernando.

O combate as drogas tem, sido ponto de honra para o delegado. Segundo ele, todos os tipos de crime derivam do trafico, o qual tem que ser reprimido com força e foco. “Nós trabalhamos em cima dos fornecedores que abastecem as bocas de fumo. Assim conseguimos atrapalhar os marginais, já que os crimes patrimoniais, como furtos e roubos, ocorrem para a manutenção do vício dos meliantes”, ressalta.

Perfil da criminalidade

Um trabalho desenvolvido pela equipe do Dr. Fernando, que vem surtindo efeito, é o mapeamento do crime na cidade, identificando autores, modus-operandi e origem dos marginais. Nesta atividade, o titular da 1ª DP descobriu os nomes dos principais bandidos e que muitos crimes são cometidos, em Ladário, por marginais provenientes de Corumbá. “O problema são os ladrões de Corumbá que vem para cá agir e acabam, na fuga, se evadindo para a cidade de origem, dificultando nossa ação repressora. Identificamos, por exemplo, que muitos que vem de bicicleta acabam vindo do Conjunto Guatós, enquanto os que vem de moto, são da cidade vizinha”, pontua.

Neste trabalho a parceria com o prefeito José Antônio Assad e Faria (PT) tem sido primordial. Para o delegado, o Chefe do Executivo está preocupado com a situação. “Ele é muito presente e a parceria com a Guarda Civil Municipal tem sido de grande valia. O prefeito tem nos apoiado bastante, tanto que nossos estagiários foram cedidos gentilmente pela Prefeitura”, ressalta.

Vereador de Ladário, Antonio Bandeira de Moura Neto (PROS) (Foto: Domingos/Pérola News)

Missão e título

Na sessão da Câmara de Ladário, da última terça-feira (24/02), o vereador Antonio Bandeira de Moura Neto (PROS) propôs a concessão do Título de Cidadão Ladarense ao policial, a mais alta honraria do Legislativo Ladarense – Casa de Ruy Barbosa. Sobre o fato, Dr. Fernando se mostrou envaidecido. “Aqui lembra muito minha cidade natal, a cultura e o carinho do povo nordestino. Me sinto em casa e feliz pela indicação, pois escolhi Ladário para viver com minha família para o resto da vida”, finaliza.

Sobre o que a população pode esperar do trabalho da Polícia Civil de Ladário, o delegado é direto. “Nosso lema é servir e proteger a população, e disso não abrimos mão”, finalizou.

 

Por: Montero Netto