Ladário

Conselho Municipal de Cultura é instituído em Ladário e membros são empossados

Posse aconteceu no Cine Ladário

 

Pela primeira vez, Ladário tem seu Conselho Municipal de Cultura instituído. Agora, a população ladarense pode contar com um órgão para acompanhar o funcionamento da cultura local. A cerimônia de posse aconteceu na segunda-feira (14), no Antigo Cine Ladário, e contou com a presença de autoridades, classe artística local e Banda Acyl da Silva Barbosa, que fez a abertura da cerimônia entoando o Hino Nacional e Hino a Ladário. Nove membros foram empossados. Com o órgão instituído, a criação do Plano Municipal de Cultura poderá começar a traçar metas para o desenvolvimento cultural futura.

Posse aconteceu no Cine Ladário

Após o decreto assinado pelo Prefeito Municipal de Ladário, José Antonio Assad e Faria, o Conselho Municipal de Cultura foi oficialmente instituído na cidade. O órgão de deliberação coletiva, vinculado à Governadoria Municipal, tem a finalidade de prestar apoio e incentivo à valorização e difusão das manifestações culturais, promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade, que integram a ação cultural no município e garantindo a todos o pleno exercício dos direitos culturais.

De acordo com a Diretora-Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Wanessa Rodrigues, a criação deste órgão é um passo muito importante para o Plano Municipal de Cultura. “Nosso município tem uma classe artística muito diversificada. E a criação desse órgão fiscalizador vai possibilitar que os artistas estejam, também, mais próximos de nós”, frisou.

A composição do Conselho Municipal de Cultura tem Simone Góes Rodrigues de Souza assumindo a Presidência; Wanessa Pereira Rodrigues e Daiane Lima dos Santos, titular e suplente, respectivamente, representando a Fundação de Cultura; Laura Daniele Segovia Lopes e Silvana de Araújo Arruda, titular e suplente, respectivamente, representando a Secretaria Municipal de Educação; Nivaldo Paes Rodrigues e Odilo Lisbôa de Macêdo, titular e suplente, respectivamente, como Personalidade de Notório Saber Cultural; e Eliza Vasques (Presidente da Associação Mulheres de Fibras de Ladário) e Fátima Aparecida Soares da Silva (Membro da Associação Mulheres de Fibras de Ladário, titular e suplente, respectivamente, como representantes da Entidade Sociedade Civil Cultural.

Compete ao Conselho Municipal de Cultura aprovar e fomentar a efetivação das políticas para o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas do Município, incluindo a definição das políticas setoriais nas áreas de bibliotecas, museus, fomento às artes e promoção do patrimônio cultural; deliberar sobre as prioridades na implementação da política municipal de cultura e de aplicação dos recursos públicos destinados ao setor cultural; definir diretrizes, propor e elaborar normas para o financiamento de projetos culturais e artísticos e as formas de acesso às fontes da cultura estadual e nacional; avaliar a execução das diretrizes e metas anuais da Fundação Municipal de Cultura, bem como de suas relações com entidades e organismos da sociedade civil que operam na área da cultura; colaborar para a promoção de estudos e o aperfeiçoamento da legislação concernente à cultura, às artes e a preservação do patrimônio histórico em âmbito municipal; pronunciar-se sobre assuntos que digam respeito à cultura e às artes, por solicitação da Fundação Municipal de Cultura ou por representantes da sociedade civil; atuar perante os diversos segmentos da sociedade, visando sensibilizá-los para a importância de investimento na área cultural, em apoio às ações da Fundação Municipal de Cultura; propor medidas de defesa do patrimônio histórico, cultural e artístico do Município, incentivando medidas para sua difusão e proteção; estimular a democratização das atividades de produção e difusão cultural no Município, visando garantir o direito de produção, acesso e fruição de bens culturais e de preservação da memória cultural e artística; colaborar para a identificação no Município de Ladário de bens de valor artístico, histórico, turístico e paisagístico e propor mecanismos para sua proteção, por meio de inventários, registros, tombamento e desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação; e avaliar a execução do Plano Municipal de Cultura e fiscalizar e avaliar o cumprimento das diretrizes e dos instrumentos de financiamento da cultura criados.

“Ladário tem avançado muito culturalmente. O desmembramento da Fundação de Cultura e Esporte foi o primeiro passo. Depois disso, tivemos a I Conferência Municipal de Cultura e participamos da Conferência Intermunicipal de Cultura, que aconteceu em Corumbá . Agora, criamos o Conselho. Tudo isso indica que estamos no caminho certo, prontos para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, onde criaremos metas e propostas pensando numa cultura local para daqui dez anos” explicou Daiane Lima dos Santos.

 

Por: Da Redação