Ladário

Comando do 6º DN realiza cerimônia em memória aos mortos da Marinha em Guerra

 

O Comando do 6º Distrito Naval realizou nesta quinta-feira, dia 21 de julho, a Cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra, a bordo do Navio-Transporte Fluvial Paraguassu. A solenidade contou com a presença de autoridades, Diretores da SOAMAR e militares da reserva. Na ocasião, foi realizada a leitura da Ordem do Dia alusiva à data.

Durante a cerimônia, o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o ex-combatente, Sargento Fuzileiro Naval da Reserva, Edson Arguelho, e a Presidente da SOAMAR, Terezinha Baruki, lançaram uma coroa de flores ao Rio Paraguai em homenagem a todos os marinheiros das Marinhas de Guerra e Mercante que foram mortos em guerra.

Para o Comandante do 6º Distrito Naval, a solenidade tem grande
importância, pois visa à homenagem de heróis brasileiros do passado, o que nos ajuda a melhor compreender o presente e a estar preparado para o futuro. “Vivemos um momento de ameaças: em nosso país, em nossas fronteiras e no mundo. Esta cerimônia ajuda a trazer à tona a reflexão sobre a necessidade de estarmos preparados para garantir nossa segurança e soberania. É preciso suscitar o debate da defesa nacional na sociedade civil.”

Terezinha Baruki lembrou que reverenciar e reconhecer o passado é fundamental para o momento atual: “são os exemplos da nossa história que nos guiam em nosso caminho de progresso, algo fundamental para o momento conturbado que vivemos.”

Aos 92 anos, o Sargento Edson Arguelho destaca o espírito de luta à época: “Ingressei na Marinha na época da guerra, em 1943, e presenciei a coragem de todos. Perdemos muitos homens nas batalhas. No entanto, nunca deixamos de combater.”

 

Por: Da Redação