EstadoLadário

Comandante do 6º DN e psicólogo ladarense são homenageados na Capital

 

Comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, contra-almirante Edervaldo Teixeira (Foto: Agepen/MS)
Psicólogo ladarense e servidor da Agepen, Juvenal Avila (Foto: Agepen/MS)

A cerimônia de entrega da Medalha Patrono Ramez Tebet marcou o Dia do Servidor Penitenciário, comemorado na quinta-feira, 25 de setembro. Na solenidade realizada na Capital, no Clube Estoril, foram condecoradas 90 pessoas entre agentes penitenciários e autoridades militares e civis. O evento foi promovido pelo governo do Estado, por intermédio da Agência Estadual de Administração (Agepen), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).

Entre os condecorados estavam o Comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e o Gestor Penitenciário/Assistência e Perícia da Agepen/MS, o psicólogo ladarense Juvenal Avila de Oliveira.

A abertura do encontro contou com a participação do governador André Puccinelli, que destacou o fato de a interação e a co-participação dos servidores junto ao Executivo ter garantido nos últimos oito anos a não ocorrência de greves. Abordando o tema em relação aos trabalhadores do sistema penitenciários e aos servidores em geral, André afirmou que o bom andamento no serviço público é “fruto do diálogo direto do Estado com as instâncias, categorias e associações”.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, a atual administração do Estado vem investindo firme em recursos para dar subsídios aos servidores, para que eles tenham condições de desempenhar suas atividades em prol da ordem e bem estar da sociedade. “Devemos fechar o governo com um total de R$ 1 bilhão investido. Dinheiro aplicado na aquisição de equipamentos, detectores de metais, uniformes, plano de cargos e carreiras, concursos e ampliações, reformas e construções de unidades penais, além de outras ações que fizeram com que o nosso público interno tivesse a condição de exercer o papel que é previsto na Lei de Execução Penal”, afirmou.

Deusdete explica que a grande quantia de investimento financeiro feito no setor se deve à grande população carcerária existente no sistema prisional de Mato Grosso do Sul. “São cifras de investimentos gigantescas, porque somos o segundo estado com maior número de pessoas detidas. A média nacional é de 250 presos para cada 100 mil habitantes e no Mato Grosso do Sul é de 600. Então, nós somos diferenciados e o que temos buscado é sensibilizar o governo Federal para que ele trate o nosso estado de forma diferenciada, porque nós temos um público muito grande que está no tráfico de drogas e que nós entendemos que isso seria, em parte, encargo da União, pelo menos em nível de custeio”, ressaltou.

Solenidade Dia do Servidor Penitenciário 2014 (Foto: Agepen/MS)

Medalha Patrono Ramez Tebet

A medalha é uma honraria que foi entregue a agentes penitenciários e autoridades militares e civis como forma de reconhecer o trabalho e os serviços prestados à população sul-mato-grossense. No ano de 2011, o governador André Puccinelli instituiu por meio de decreto o senador Ramez Tebet, falecido em 2006, como patrono da Agepen. (Com informações Noticias MS)

 

Por: Da Redação