Ladário

Com aula inaugural, Programa Brasil Alfabetizado é retomado em Ladário

Aula inaugural aconteceu na escola Professor João Baptista

 

Aula inaugural aconteceu na escola Professor João Baptista

A aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), aconteceu na noite desta segunda-feira, 18 de agosto, na sede da Escola Municipal Professor João Baptista. O programa, do governo federal, é realizado em Ladário, por meio da Secretaria de Educação, e tem como intuito promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.

O prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da secretária de educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, estiveram presentes no evento, bem como os professores do programa e o coordenador do PBA nesta cidade, Luis Mário Garcia.

“A vida é feita de aprendizado e conhecimento, e esse projeto já é uma vitória na vida dos alunos. Proporcionar a oportunidade de voltar a sala de aula, é demonstrar a nossa preocupação com essas pessoas que por algum motivo não puderam retornar aos estudos, porém, como sempre dizemos, nunca é tarde para voltar a frequentar a sala de aula”, destacou o prefeito.

Entendendo bem o recado, a dona de casa Edvirges de Souza Queiros, que há mais de 25 anos, está fora da sala de aula, e que há quatro, sofreu um acidente vascular cerebral, está retornando à escola, onde por muitos anos trabalhou na área da cozinha.

“Nem mesmo uma muleta conseguiu apagar essa vontade de vivenciar novamente essa emoção de aprender, afinal, nunca é tarde para adquirirmos experiências. Com a ajuda da minha família e também dos meus colegas, a minha força de vontade só cresce e com certeza vou concluir essa etapa. É um desafio, porém, tenho convicção de que isso só será mais um capitulo para ser contado, estudar é a base de tudo”, disse Edvirges.

Já a colega de classe, Maria Aparecida de Amorin (44), disse não saber ler e nem escrever, porém, assim, que soube do Brasil Alfabetizado, este ano, resolveu fazer a sua matrícula, “a dedicação neste momento é o nosso maior desafio. Aprender a ler a escrever será mais que uma vitória, mais sim, uma oportunidade de tentar realizar os passos do dia a dia”, falou.

E para ajudar e não deixar a mãe desistir, a filha de dona Maria, Danielle Amorin (07) afirmou que irá acompanhar a nova aluna, pra que ela possa concluir seus estudos. “Minha mãe é uma guerreira e sem duvidas deverá aprender rápido. E agora é a minha vez de ficar monitorando o material dela”, indagou.

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, desde 2003. Só em Ladário, o programa já atendeu aproximadamente mais de 225 alunos, que aprenderam a ler e a escrever. E em 2014, serão 15 turmas, com dez alunos cada, sendo uma sala de aula na Igreja Missão Evangélica do Brasil, localizada no Alta Floresta I; Escola Municipal Nelson Mangabeira- Alta Floresta II; Escola João Baptista; Associação de Aposentados e Pessoas Idosas de Ladário; Escola 17 de Março; Extensão rural Maria Ana Ruso- Projeto de Assentamento 72.

“O Brasil Alfabetizado vem de encontro com as necessidades de incluírem essas pessoas novamente na sociedade, por meio da aprendizagem da leitura e também da escrita. Uma oportunidade no qual quem tiver interesse, é só procurar as escolas e até mesmo a Secretaria de Educação para realizar as inscrições”, explicou Luis.

“Nossa meta é alfabetizar todos os ladarenses, até chegar o dia em que este programa não será mais necessário em nosso município, o estudo é a base para a formação do cidadão de bem”, acrescentou a secretária de educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

 

Por: Da Redação