Ladário

Com apoio da Prefeitura de Ladário, Grupo Step Up garante títulos durante campeonato de Street Dance na Capital

Grupo garante lugar no pódio o representar Ladário

 

Grupo garante lugar no pódio o representar Ladário

Enquanto Ladário era palco de comemorações alusivas ao seu 236º aniversário, o Grupo de Dança Step Up, foi até a cidade de Campo Grande, em busca de mais um título para o município. A participação do grupo no MS Street Dance 2014, trouxe a Ladário mais dois lugares no pódio, com as vitórias de 2º e 3º lugar.

O Step Up disputou em duas categorias, Junior e Adulta, com apresentações de danças urbanas (Hip Hop). Na primeira modalidade, o grupo competiu com outros seis concorrentes, ficando em segundo lugar. Na outra modalidade, competiu com nove concorrentes, levando o posto de terceiro colocado.

Um dos grandes propósitos desse movimento é resgatar a cultura da dança urbana, que, ultimamente, anda marginalizada. Como prova disso, dois grandes critérios para que os integrantes se mantenham no grupo é a valorização da vida e o compromisso com os estudos. “É importante para que eles não se envolvam com o álcool e a drogas. Esse é um dos nossos grandes objetivos”, explicou o coordenador Paulo Sergio, complementando que, “hoje podemos ver comportamentos diferentes. Eles já têm uma cabeça diferente, até porque, prezamos muito pelo estudo, então, só participa quem tem uma boa nota”, falou.

Conheça o Grupo

O Grupo de Dança Step Up, coordenado por Paulo Sergio Teixeira de Souza, é formado por 28 integrantes entre crianças, jovens e adultos, e já existe há sete anos. Acumula títulos desde o ano de 2007, quando participou de um campeonato realizado no Clube Itaú, em Corumbá, e ficou em 1º Lugar. Neste mesmo ano, foi homenageado pelo Studium 1054 como grupo revelação e como melhor grupo do ano. Em 2008, conquistou a 1ª colocação em um campeonato realizado no Estádio Vicente Fortunato, em Ladário.

A história do Step Up no MS Street Dance começou em 2009, ano em que conquistou o 5º lugar na categoria Junior, o que se repetiu no ano de 2010. Em 2011, o grupo deu uma recuada e ficou em 7º Lugar, na categoria Avançada (para integrantes acima de 20 anos). Porém, no ano seguinte, o grupo levantou a poeira e deu a volta por cima, conquistando, em 2012, o 1º Lugar na categoria Junior. E em 2013 a história se repetiu. A criançada não poupou energia e conquistou novamente o 1º Lugar na categoria Junior.

Além dos campeonatos, o grupo de dança também participa de apresentações em eventos de Corumbá, Ladário e cidades vizinhas. Em 2007 e 2008, fez duas grandes apresentações nas edições do Festival América do Sul. “Eles estão adquirindo novos conhecimentos, porque abrange pessoas de todo o Brasil. Isso vai ajudar eles lá na frente, pois essas viagens são, na verdade, um estudo sobre como é dança em outras cidades”, argumentou Paulo.

Diante de toda essa determinação do grupo, a Prefeitura Municipal de Ladário através da Fundação Municipal de Cultura apoia, pelo quarto ano consecutivo, a ida do Step Up para a capital do estado, como forma de incentivá-los à competição sadia e ao desenvolvimento profissional artístico.

Campeonato

O MS Street Dance Fest 2014, maior evento de danças urbanas do Centro-Oeste chega à sua oitava edição, comemorando o aniversário de 10 anos de seu lançamento.

Em 2004, começou como uma proposta tímida de reunir alguns grupos da cidade e região, e transformou-se num encontro que reúne cerca de 500 dançarinos, os quais vão à Capital para se apresentar e valorizar os aspectos artísticos dos grupos durante as mostras de dança, competições e batalhas, além de buscar capacitação com os maiores expoentes das street dances mundiais, tais como Brian Tanaka, Amy Secada, Filipi Escudine, B-boy Neguin, Tati Sanchis, André Rockmaster, Octávio Nassur, Filipi Ursão, Henrique Bianchini e Frank Ejara.

Além de contribuir para a difusão das danças urbanas e do movimento cultural no estado, o evento ainda oferece aos participantes alojamento e alimentação durante todos os dias, diferenciando-se dos outros festivais de dança no país e propiciando aos inscritos a capacidade de participação do evento em sua totalidade.

Este ano, O MSSDF aconteceu entre os dias 03 e 07 de setembro, na Concha Acústica da Praça do Rádio Clube. É nesse palco, ao ar livre, que a magia da dança contagiou a todos os participantes, numa semana de muita dança e aprendizado.

 

Por: Da Redação