Ladário

Com 237 anos de fundação, Ladário caminha rumo ao desenvolvimento

 

Considerada uma das cidades mais antigas do Mato Grosso do Sul, Ladário, celebra nesta quarta-feira, 02 de setembro, 237 anos de fundação. Um município que abriga mais de 21.488 moradores, entre eles, famílias que chegam a todo o momento, e acabam se encantando com as riquezas aqui encontradas, criando raízes no município pantaneiro.

Em meio à crise que afeta o país, a Prefeitura de Ladário vem mantendo firme a intenção de prosseguir na consecução dos objetivos propostos pela administração para 2015. Porém, apesar das preocupações, alguns trabalhos seguem, mas nada disso, impede algumas adequações que foram necessárias para prosseguir com os trabalhos.

Ladário completa 235 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 02 de setembro (Foto: Kleverton Velasques)

Com ações estratégicas que apontam para o futuro, Ladário está trilhando o caminho para o desenvolvimento. A atual administração vem investindo na Infraestrutura, Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e a Cultura, que por meio de eventos, integram cada vez mais a participação de artistas locais, dando a oportunidade de mostrarem o seu trabalho.

Hoje, são mais de 40 obras em andamento na cidade, garantindo mais qualidade de vida para os moradores. Neste ano a Infraestrutura tem motivos para comemorar o aniversário da cidade.

Em sua lista de realizações destacam-se o fim da pavimentação da Rua Saldanha da Gama, com asfalto usinado, guias, sarjetas e calçadas; a ampliação de parte da pista da Avenida Frei Liberato; a revitalização da Praça Irineu de Souza; o lajotamento das ruas Castro Alves, Tiradentes e 13 de Junho; regularização de galerias de aguas pluviais, bem como a reforma e revitalização da Praça do Bairro Almirante Tamandaré, onde também receberá uma Academia ao Ar Livre.

Na educação, o município investe em trabalhos, como reforma e ampliação das Escolas e Centros de Educação Infantil nos bairros Boa Esperança (SEAC) e Nova Aliança, que irão beneficiar mais de 200 crianças, além da reforma e ampliação da Escola João Baptista, maior escola da Rede no município, sendo as escolas em construção, já atendendo os alunos na sede da SSCH.

Atualmente o município conta com uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, Erico Valle Loaiza, sendo a primeira com sede própria, localizada no bairro Boa Esperança/Conjunto SEAC, assim, como as outras seis que estão localizadas dentro dos Bairros de Ladário, levando atendimento médico para a população, com todas as especialidades.

Além disso, estão sendo construídas três novas Unidades de Saúde dentro da cidade, beneficiando os moradores do Almirante Tamandaré, Nova Aliança e Alta Floresta. O Programa Mais Médicos, do Governo federal, também ajuda nos atendimentos, gerando comodidade e agilidade pra quem procura os serviços.

Os avanços, a tradição e a hospitalidade de seus habitantes fazem com que a cidade se torne atrativa aos olhos dos turistas, que cada vez mais estão presentes no dia a dia ladarense, prestigiando os avanços conquistados nos 237 anos de desenvolvimento e muita potencialidade.

A Avenida 14 de Março, principal via da cidade, por ser a porta de entrada para quem aqui chega, abriga a área comercial do município, que cresce acentuadamente, com maior variedade de serviços, restaurantes e lanchonetes, atraindo consumidores das cidades vizinhas.

O município

Ladário foi fundada em 2 de setembro de 1778 pelo sertanista João Leme do Prado, ganhando a sua emancipação político-administrativa em 1953, tornando-se município autônomo durante o Governo de Fernando Correa da Costa. A instalação da cidade deu-se em 17 de março de 1954 e a posse de seu primeiro prefeito realizou-se no dia 3 de outubro de 1954. Assim Ladário começou a ganhar espaço e reconhecimento, ostentando avanços significativos para a população.

Dona do único terminal multimodal do Centro-Oeste, com acesso ferroviário, rodoviário e hidroviário, e com sua economia baseada na pecuária, na pesca, no turismo e no transporte de navegação, teve seus tempos áureos de comércio, quando aqui aportavam navios como o Fernandes Vieira, trazendo mercadorias importadas pela hidrovia do rio Paraguai, o modal mais utilizado entre essa região e as grandes metrópoles brasileiras.

Um dos grandes parceiros do município é a Marinha, e um dos cartões postais de Ladário é o Pórtico da Base Naval. Construído em 1873, é uma réplica do Arco do Triunfo, referência da majestosa Avenida Champs Elyséess, em Paris, capital francesa. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação