CorumbáLadário

Câmpus Corumbá do IFMS assina acordos de cooperação com Marinha

Os acordos entre o IFMS e a Marinha terão duração de um ano (Foto: Ascom/IFMS)

 

Os acordos entre o IFMS e a Marinha terão duração de um ano (Foto: Ascom/IFMS)

O intercâmbio de conhecimento entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Marinha do Brasil será intensificado com a assinatura de um convênio de estágio e um acordo de cooperação técnica entre as instituições.

As parcerias foram firmadas na última quinta-feira, 17, em solenidade na Base Fluvial de Ladário, pertencente ao 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Assinaram os acordos o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe, a pró-reitora de Extensão e Relações Institucionais, Carla Simone Burdzinski, e o comandante da Base Fluvial, Welliton Lopes dos Santos.

O termo de cooperação técnica irá permitir que estudantes do Câmpus Corumbá utilizem a estrutura física e os equipamentos do Complexo Naval para atividades relacionadas à metalurgia e informática, os dois eixos tecnológicos em que o IFMS atua na região.

“Este acordo é fundamental para complementar a formação de nossos estudantes porque permite o uso da infraestrutura complexa da Marinha, que inclui equipamentos pesados, de escala industrial, aos quais os alunos não teriam acesso de outra maneira”, apontou Rafael Mendonça dos Santos, diretor-geral do Câmpus Corumbá.

Outro aspecto importante previsto no acordo é o acompanhamento das licitações que a Marinha realiza. “Será como uma capacitação, já que nossos servidores poderão estar presentes em todas as fases dos processos licitatórios para adquirir parte do know-how que eles possuem”, explicou o diretor.

A contrapartida do IFMS será com a oferta de cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) para militares e civis da Marinha. Os cursos serão definidos após um estudo de viabilidade, e a previsão é que sejam oferecidos a partir do segundo semestre.

Estágio

O outro acordo firmado entre as duas instituições é o convênio que irá oferecer quatro postos de estágios para atividades relacionadas a processos industriais na área de metalurgia.

“O convênio de estágio amplia o diálogo do IFMS com outras instituições e propicia aos nossos estudantes do curso técnico em Metalurgia a vivência da prática profissional”, afirmou Carla Burdzinski.

Os critérios para seleção dos estudantes serão estabelecidos pela Marinha. “Ficou definido apenas que serão priorizados os alunos que estão em estágio mais avançado do curso”, esclareceu a pró-reitora.

Pelo estabelecido no convênio, o IFMS irá colaborar com o reparo de peças de navios de guerra da Marinha que realizam operações de proteção da fronteira e de assistência hospitalar para as populações ribeirinhas.

Os dois acordos têm duração de um ano.

Corumbá

Atualmente, o IFMS oferta no município os cursos técnicos de nível médio em Metalurgia, Informática e Manutenção e Suporte em Informática, o superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de outros dez cursos na modalidade a distância.

O câmpus conta com 61 servidores, sendo 34 professores efetivos e 27 técnicos-administrativos. (Ascom/IFMS)

 

Por: Da Redação