Ladário

Blocos carnavalescos encerram última noite da Folia de Momo em Ladário

 

A última noite do Carnaval de Ladário, teve início com a apresentação da Corte de Momo, que veio homenageando os marinheiros, responsáveis em trazer a Folia de Momo para o município, onde a festa começou há mais de cem anos. Foi aqui, em território da Pérola do Pantanal, que a primeira Escola de Samba foi criada na região.

Logo após a abertura do quinto dia de folia na cidade, os foliões que já lotavam o Espaço Folia, na Avenida 14 de Março, puderam acompanhar a apresentação da Banda Tempero Tropical, que ditou o ritmo do evento, trazendo as marchinhas e também músicas tradicionais da festa momesca, anunciando desta maneira, a entrada dos Blocos e Cordão Carnavalesco na Avenida.

O primeiro a entrar na 14 de Março, foi o Cordão Chuva de Prata, que trouxe em seu desfile, uma saudosa homenagem à um dos personagens mais irreverentes desta cidade, Nilton de Freitas, mais conhecido como “Ginho” ou Carmen Miranda.

Com o tema “A Eterna Carmen Miranda Ladarense”, a agremiação relembrou os carnavais passados, com brincadeiras e animação das famílias que pulavam no ritmo das Marchinhas de Carnaval.

Toda essa viagem ao passado foi retratada por meio de palhaços, colombinas e princesas que representeavam a sociedade da época em que se surgiu os Cordões Carnavalescos no Brasil, durante a escravidão.

“Ginho” era um dos responsáveis por tanta euforia nas ruas do município durante as noites de folia. Com sua fantasia de Carmen Miranda, ele não só anunciava a chegada do Carnaval, como também contagiava a população com a sua alegria de viver dias de festas em meio ao Pantanal sul-mato-grossense. Além disso, o homenageado foi marinheiro, cozinheiro e o primeiro a trabalhar no Cine Ladário, que hoje, está desativado.

Kacique da Fuzarca

Seguindo os desfiles, o Bloco Kacique da Fuzarca, veio para o Espaço Fola, mostrando uma das festas mais irreverentes do município, misturando cultura e tradição. Com aproximadamente 200 componentes, tendo como tema “Viva São João na Noite de Folia”, o Kacique da Fuzarca, que tem suas cores no verde, azul, branco e amarelo, fez uma verdadeira festa de “Arraiá” fora de época, na Avenida 14 de Março.

Em sua comissão de frente, o público pôde conferir o carro abre alas, que trazia a fantasia recordando a festa de São João. Logo atrás, a porta bandeira com toda sua desenvoltura, mostrava o orgulho de levar em seus braços o símbolo do Bloco, um dos mais antigos de Ladário, que há mais de 20 anos movimenta o Espaço Folia.

Encerrando os desfiles dos Blocos, o Fúria Folia e Catumbi, levantaram o público. Embalados pelos atuais sucessos do axé, eles demonstraram total felicidade e satisfação por mais um ano. Fúria Folia arrastou mais de 700 foliões para a Avenida 14 de Março. Além disso, O bloco Catumbi que já foi uma Escola de Samba, não ficou pra trás, animando o público. Embalados pelos atuais sucessos do axé, eles demonstraram total felicidade e satisfação por mais um ano. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação