Ladário

“2º dose contra HPV não causa reação adversa e pode ser encontrada nas ESF’s”, explica coordenadora de imunização de Ladário

as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, devem procurar as ESF’s

 

Equipe de vacinação percorreu as Escolas da Reme e do Estado
Meninas entre 11 a 13 anos devem procurar as ESF’s

Em Ladário, as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, devem procurar as Estratégias de Saúde da Família- ESF’s, para tomar a segunda dose da vacina contra HPV (Papiloma Vírus Humano). Até o momento, conforme dados da saúde, foram imunizadas 370 meninas, o que representa 51% da meta alcançada nesta segunda etapa, que é de 80%, preconizada pelo Ministério da Saúde, onde equivale 713 imunizações.

“Quem tomou a primeira dose deve se atentar em procurar as ESF’s e tomar a segunda, pois é importante manter a sequencia vacinal para que haja a prevenção contra essa doença que é muito agressiva, e que em muitos casos evolui para câncer de colo de útero e morte, por isso a prevenção é fundamental, e nossas meninas, assim como seus pais precisam ter essa consciência”, explicou a coordenadora de imunização do município Simone de Araújo Roca Fernandes.

Ainda conforme ela, a vacina é segura e desde a primeira etapa da campanha, o município não registrou nenhuma reação adversa, após a vacinação, o que pode ser um dos motivos pela baixa procura das doses, “a vacina não causa reação nenhuma, a única reação é a proteção contra a doença. O que pode acontecer é apenas uma dor local, o que é comum em todas as vacinações. Todas devem se proteger”, disse Simone.

Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos deverão receber a segunda dose. Meninas que ainda não tomaram a primeira dose e vão iniciar o esquema de vacinação, deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos.

As doses devem ser encontradas na Unidade Mista do município de segunda a sexta-feira na parte da manhã, a partir das 07h30 às 10h30. Na Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, sendo de segunda a sexta-feira das 07h30 às 10h30; 13h30 às 16h30. No ESF Érico Valle, de segunda a sexta-feira das 13h00 às 19h00. No mesmo local também é encontrada a vacina BCG.

Entenda a importância da vacina

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Além de atingir a meta na primeira etapa, Ladário conseguiu imunizar ao todo 862 meninas, o que representa mais de 100% de cobertura vacinal.

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

A infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

 

Por: Da Redação