Estado

Zeca do PT: Nota Pública sobre o atentado terrorista em Antônio João

 

Quando cumpria agenda pelo Partido dos Trabalhadores na região do Bolsão, na cidade de Aparecida do Taboado, fui informado do ataque dos fazendeiros de Antônio João ao povo indígena. Povo que há muito tempo reivindica suas terras tradicionais, localizadas naquele município.

Ataque que feriu idosos e até crianças e resultou no assassinato de uma das lideranças do movimento, Simião Vilhalva, morto no seu Tekoha Ñanderu Marangatu, segundo noticiado na imprensa.

O que me chama a atenção, é que todo aparato de segurança DOF (Departamento Operações de Fronteira), Força Nacional, trata mais de proteger os fazendeiros, do que tranquilizar e proteger as reais vítimas da violência, pacificando o conflito. Os índios, abandonados, feridos, inclusive crianças, como relatam os sites de notícia clamam por segurança e justiça.

Entretanto, irei junto com as entidades ligadas aos movimentos sociais, MST, CUT, CDDH-MS, entre outras ao MPF, exigir a completa apuração e a responsabilização de todos os fatos ocorridos, inclusive do ataque ocorrido sem nenhuma preocupação com a vida dessas pessoas.

A presidente do Sindicato Rural de Antônio João, Roseli Ruiz, segundo as notícias publicadas é a grande irresponsável por esse massacre contra o povo indígena Guarani Kaiowá, incitando a violência e o ódio. Povo que luta legitimamente por suas terras tradicionais.

Aliás, esta na hora do nosso governo federal, tomar as iniciativas que o caso exige para botar um ponto final ao conflito, que matou inúmeras lideranças guarani e inocentes. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação