Estado

Mais de 75% das escolas da Rede Estadual de Ensino paralisaram suas atividades

 

Na manhã desta quarta-feira (27), primeiro dia de greve da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, a Federação dos Trabalhadores em Educação de MS (FETEMS) já possui o índice de que 75% das escolas públicas estão com suas atividades totalmente paralisadas.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, o índice tende a aumentar conforme a greve for se consolidando. “O primeiro dia de paralisação superou as nossas expectativas, pois geralmente precisamos soltar a greve e depois fazer um trabalho amplo de convencimento e consolidação. Isso mostra claramente que a nossa categoria está indignada com a postura de retrocesso do Governo”, afirma.

Roberto Botareli disse ainda que já existem municípios que estão 100% paralisados como Fátima do Sul, Aquidauana e Iguatemi. Os dois maiores, Dourados e Campo Grande, está um com 80% da rede paralisada e outro 60%. “Como certeza a tendência é a mudança do quadro e o que estamos sentindo é que tende a aumentar, pois o pessoal está convencido de que somente com a mobilização, união da categoria é que vamos conseguir fazer com que se cumpra as legislações vigentes de valorização”, explica.

Pautas da greve

• O reajuste dos administrativos em educação – Além disso, a categoria também reivindica trazer a data base dos funcionários de escola para janeiro, atualmente é em maio, juntamente com a dos professores.

• O pagamento de 10,98% de reajuste dos professores – Referente ao cumprimento da Lei Estadual n° 4.464, de 19 de Dezembro de 2013, que trata sobre o reajuste de 25,42%. No início do ano foi concedido 13,01% de reajuste aos professores, referente ao Piso Nacional, porém ficou 10,98% em pendência de acordo com a Lei Estadual. No acordo firmado até o dia 15 de maio o Governo deveria debater como esse montante seria pago com a comissão de negociação, porém isso não ocorreu.

• O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores, referente a 2013 – O pagamento de 1/3 de hora-atividade para os professores da Rede Estadual, equivalente a 2013, a partir de janeiro de 2015, foi acordado no Pacto pela Educação Pública de outubro de 2012 e está consolidado na Lei Complementar 165.

Hoje pela manhã vários dos 73 sindicatos de base, filiados a FETEMS, realizaram Assembleias Municipais, montaram calendários de atividades locais e também realizaram algum tipo de atividade como, ato público, passeata, panfletagem e utilização da tribuna nas Câmaras Municipais. (Karina Vilas Bôas – FETEMS)

 

Por: Da Redação