Corumbá

Sessão da Câmara de Corumbá tem debates em torno de infraestrutura urbana

 

A sessão ordinária da segunda-feira, 25 de maio, da Câmara Municipal de Corumbá, foi tomada pelo debate em torno de questões ligadas aos setores de infraestrutura urbana, educação, trânsito e saúde pública. Confira os trabalhos apresentados pelos vereadores.

Luciano Costa (PT)

Em dois requerimentos, aprovados em plenário, encaminhou solicitação à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos para que promova reparos na rua 15 de Novembro entre as ruas Minas Gerais e Gonçalves Dias, no bairro Popular Nova. Também solicitou a execução de limpeza de área no Guató entre as ruas Alexandre Castro e Agostinho Mônaco.

Mohamad Abdallah (DEM)

Aprovou, em plenário, o envio de requerimento à Superintendência Regional do DNIT/MS e Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) que adotem sinalização com placas de 40, 60 e 80 quilômetros para coibir a alta velocidade na rodovia BR-262.

Ao prefeito, Paulo Duarte, encaminhou requerimento em que requisitou a limpeza de terrenos baldios da alameda Nhecolândia I. Apresentou três indicações.

Carlos Machado (PT)

Apresentou projeto de lei em que declara de Utilidade Pública a Casa de Estudos e Conforto Espiritual Joana Darc. A proposta seguiu para análise das Comissões Legislativas da Câmara Municipal de Corumbá.

Requereu à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos a realização do lajotamento da alameda Anésia Pinheiro, no bairro Cristo Redentor.

Ao Governo do Estado e Secretaria Estadual de Educação, requereu a construção de outra quadra esportiva na Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, ou que seja executada a reforma da quadra já existente. Também ao Executivo Estadual e à Secretaria de Estado de Saúde solicitou a informação da data da vinda Caravana da Saúde a Corumbá e a inclusão da cidade, o mais breve possível, no cronograma dessa ação.

João Lucas (PP)

Em três requerimentos aprovados em plenário, requisitou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos e a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal realizem limpeza, conservação e roçada de canteiros urbanos nas ruas Dom Pedro II, Pedro de Medeiros e Firmo de Matos. Solicitou operação tapa-buracos na rua Firmo de Matos, entre Dom Pedro II e alameda Iracema; o recapeamento asfáltico da rua José Fragelli e o lajotamento de trecho da rua Dom Pedro II.

Requereu que a Agetrat faça a pintura e sinalização gráfica de trânsito nas rua Major Gama entre Dom Pedro II e Duque de Caxias; na rua Ricardo Franco; na rua Paraíba e na rua Major Gama. Solicitou também que a Agência Municipal de Trânsito e Secretaria de Infraestrutura instalem rampa de acessibilidade na rua em frente ao novo Centro de Atendimento ao Contribuinte, com sinalização.

Solicitou, através de requerimento, que a Sanesul retome o abastecimento de água e saneamento do assentamento Taquaral.

Cristina Lanza (PT)

Encaminhou moção de congratulação ao padre Rosalino de Jesus dos Santos, pároco da igreja São Bartolomeu, pelo excelente trabalho realizado junto às igrejas da parte alta de Corumbá.

Yussef Salla (PDT)

Apresentou projeto de lei em que dá nova redação ao artigo 1º da Lei Municipal n° 0985 de 15 de outubro de 1.987, que dispõe sobre os feriados religiosos no município de Corumbá. Pela proposição, que seguiu para tramitação nas Comissões Legislativas da Câmara Municipal, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1° São declarados feriados municipais, em todo território de Corumbá, os seguintes dias de cada ano civil: 02 de fevereiro (consagrado a Nossa Senhora da Candelária, Padroeira de Corumbá); Sexta-Feira da Paixão (consagrado ao martírio de Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador da Humanidade); Corpus Christi; 13 de junho (comemorativo a Retomada de Corumbá, feito heroico de Antônio Maria Coelho no ano de 1.867) e 21 de setembro (comemorativo a fundação de Corumbá, ocorrida em 1.778 e por ordem do Capitão General Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, Governador da Capitania de Mato Grosso)”.

 

Por: Da Redação