Corumbá

Saúde de Corumbá desenvolve ações e lembra Dia Mundial de Luta contra Hepatites

 

A Prefeitura de Corumbá está promovendo uma série de ações durante esta semana para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais que é celebrado nesta segunda-feira, 28 de julho. As atividades começaram com uma blitz educativa com orientações sobre as hepatites virais, panfletagem e disponibilização de preservativos.

As ações estão a cargo da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Corumbá. Além da blitz, até o dia 1º de agosto, a equipe do Centro de Saúde Dr. João de Brito estará realizando testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos.

São doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.

As Hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

Já as Hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.

A grande maioria das hepatites não apresentam sintomas ou então, apresentam sintomas como febre, mal estar, desânimo, dores musculares, icterícia (conhecida popularmente como amarelão), urina avermelhada e fezes claras, podendo evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

 

Por: Da Redação