Corumbá

Prefeitura inicia pavimentação da Agostinho Mônaco, na Nova Corumbá

Serviços de terraplanagem foram iniciados na manhã desta segunda (Foto: Renê Marcio Carneiro)

 

Serviços de terraplanagem foram iniciados na manhã desta segunda (Foto: Renê Marcio Carneiro)

As obras de pavimentação asfáltica da Rua Agostinho Mônaco, na Nova Corumbá, foram iniciadas pela Prefeitura de Corumbá e atende uma antiga reivindicação dos moradores daquela região que sofriam um drama constante, tanto no período de chuva, como também na estiagem.

A pavimentação será executada entre as ruas Marechal Floriano e Edu Rocha. No final da semana passada o prefeito Paulo Duarte visitou os moradores de todo o trecho que receberá a benfeitoria, para informar pessoalmente sobre o início dos serviços. Ele estava acompanhado da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

“É um pedido antigo dos moradores e mais um compromisso que estamos cumprindo”, disse o prefeito. “Aqui, neste trecho entre a Marechal Floriano e a José Fragelli, a drenagem será apenas superficial. Não há necessidade de drenagem profunda e a pavimentação será mais rápida. Já entre a José Fragelli e Edu Rocha é preciso uma drenagem profunda e a pavimentação será feita após concluirmos este serviço que é necessário de grande importância para eliminar pontos de alagamentos nesta área mais baixa”, explicou o prefeito aos moradores.

O secretário Gerson da Costa Melo informou que a drenagem será executada no sentido Edu Rocha – José Fragelli. “Estamos concluindo uma drenagem da Luiz Feitosa até a Edu Rocha, que faz parte de um outro projeto. Agora, vamos dar continuidade a este serviço que é necessário antes de pavimentarmos este trecho”, disse.

Para os moradores da Agostinho Mônaco, a drenagem e a pavimentação vão resolver problemas antigos. “É um sofrimento, tanto na chuva como durante a seca”, revelou Elisa Maria da Silva, proprietária de um comércio na esquina da Edu Rocha com a Agostinho Mônaco. Ela e o esposo Gilmar Ramos afirmam que, “tem dias que nem dá para abrir por causa da poeira”.

Drenagem e pavimentação vão resolver problemas de inundações na via (Foto: Divulgação)

Eles residem há 22 anos no local. Antes montaram um salão de beleza que não deu certo justamente devido à poeira. “Tivemos que fechar. O açougue também. Além da poeira, quando chove, não tem como passar aqui. Vira um rio”, disse Elisa, mostrando fotos recentes feitas com o seu celular.

E é justamente para eliminar este problema que a Prefeitura, antes de pavimentar, vai executar a drenagem. Rejane Matos também citou este problema e disse que a água acaba invadindo também as residências existentes na rua. “Notícia boa que o senhor trouxe para nós”, disse ela, se dirigindo ao prefeito.

Simone Brandão Morais, residente entre a José Fragelli e Marechal Deodoro, também comemorou a notícia. Moradora no local há 10 anos, ela diz que agora vai ter como fazer a pintura de sua casa, já que a poeira será eliminada.

Conceição Souza Carvalho e José Marcelino são outros moradores que demonstraram satisfação com a notícia. “Era lama, poeira, estava difícil a situação aqui. Agora vai melhorar. O asfalto resolve nossos problemas”, resumiu Marcelino. “Vou até fazer uma foto agora e outra depois, para guardar o antes e o depois do asfalto”, concluiu.

 

Por: Da Redação