Corumbá

No Taquaral, poço com 35 metros produz 15 mil litros por hora e produtor comemora

 

Um poço artesiano com apenas 35 metros de profundidade e uma produção de 15 mil litros por hora, está minimizando um problema crucial para as 292 famílias de pequenos produtores rurais do assentamento Taquaral. O poço é um dos quatro que serão perfurados na região, atendendo também o Paiolzinho e o Tamarineiro.

“A obra não havia sido concluída e jorrou água com pouca profundidade. Tudo leva crer que o veio d’água está bem mais próximo da superfície do que esperávamos. Geralmente, os poços artesianos perfurados nos assentamentos da região, são bem mais profundos e a produção não é a ideal. Agora, neste primeiro, com apenas 35 metros, estamos tendo uma produção de 15 mil litros por hora”, revelou o secretário de Produção Rural da Prefeitura de Corumbá, Pedro Lacerda.

Segundo ele, a perfuração dos quatro poços faz parte de uma parceria entre a Prefeitura, Funasa e o Incra. “Iniciamos pelo Taquaral, logo na entrada do assentamento, e tivemos esta boa notícia. Não é a solução do problema, mas vai minimizar bastante a falta de água que tanto afeta o produtor”, explicou. “Estamos concluindo os serviços no local e um outro será perfurado no lote 161, assim como no Paiolzinho e no Tamarineiro”, explicou.

Lacerda destacou que a perfuração dos quatro poços foi viabilizada pelo prefeito Paulo Duarte junto ao ex-superintendente da Funasa, Pedro Teruel. “Estamos concluindo os serviços no primeiro, vamos aprofundar um pouco mais, mas o resultado já é motivo para comemorar”, disse, destacando que a expectativa é que todos tenham boa produção, assegurando melhor abastecimento de água para os pequenos produtores da região.

Além da perfuração dos quatro poços, a Prefeitura e parceiros estão também viabilizando a troca da rede de distribuição, quando é necessário, e desobstruindo outras que ainda estão em boas condições. “Já efetuamos a troca de mais de 1,2 quilômetros de rede e o importante é que a própria comunidade tem contribuído. Este serviço está tendo participação dos próprios produtores”, destacou.

 

Por: Da Redação