Corumbá

Festival América do Sul: Quebra Torto com Letras

 

Artes plásticas, literatura, cinema, dança, teatro e música marcam o segundo dia do 11º Festival América do Sul (FAS), que acontece no período de 30 de abril a 4 de maio no município de Corumbá. Na quinta-feira, feriado do Dia do Trabalho (1º), os visitantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, entre elas o Quebra-torto com Letras, no Moinho Cultural Sul-Americano.

Para os amantes da viola de cocho, o artesão Sebastião de Souza Brandão vai ministrar uma oficina de montagem e acabamento do instrumento típico do pantanal. O workshop acontece das 14 às 17 horas na sede do Iphan, localizado no Casario do Porto.

O artesanato estará em evidência durante toda a programação do Festival. No Pavilhão dos Países que fica na Praça Generoso Ponce haverá a mostra internacional dos seguintes países: Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai e Argentina, e ainda a Mostra Mato Grosso do Sul Artesanato. A exposição acontece das 14 às 22 horas.

Este ano o Espaço dos Homenageados na Praça Generoso Ponce destaca a história de Horácio Ferrer – escritor, poeta e historiador argentino. Além disso, o FAS homenageia o violeiro Aurélio Miranda e o escritor corumbaense Lobivar Barros de Matos. A mostra é das 14 às 22 horas. Horácio Ferrer é um dos palestrantes do Festival num encontro às 10h30 no Sesc Corumbá.

Artes Plásticas e exposições

O Sesc Corumbá será palco da exposição “Sabores da América do Sul” – que reúne 25 artistas sul-americanos para mostrar sua arte nos pratos personalizados com pinturas na cerâmica. O trabalho é exclusivo para o Festival América do Sul. Os visitantes poderão conferir a exposição no período das 8 às 20 horas.

No mesmo local e horário, a programação também contempla três exposições. “Nosotros – América Latina Jovem, Urbana e Contemporânea”, que é mais do que registros de viagem, mas da arte e dos artistas da América do Sul. A curadoria é de Priscila Midori e Vitor Marcello.

Outra mostra é intitulada “Corumbá – O Pantanal, sua Gente e os Seres que aí Permeiam”, da artista plástica Marlene Mourão. Conhecida como Peninha, a artista é reconhecida pelo seu traço bico de pena e pela divulgação da beleza do Pantanal em aquarelas e acrílico sobre tela. O espaço do Sesc será sede também da exposição denominada “Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”. Esta exposição reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras realizadas pelo artista entre 1913 e 1930.

Quebra-Torto, arte, teatro e dança

No Moinho Cultural Sul-Americano acontece o tradicional encontro matinal que reúne escritores, estudantes e público, a partir das 8 horas. O café da manhã pantaneiro e bate-papo literário conhecido como Quebra-Torto com Letras traz o doutor em Arqueologia Brasileira, da Universidade de São Paulo, Gilson Rodolfo Martins, que apresentará a obra “Breve Painel Etno-Histórico de Mato Grosso do Sul”. O evento terá a presença também do jornalista e fotógrafo Luís Alfredo Magalhães, que vai mostrar o livro “Retratos de uma Época – os Mendes Gonçalves & a Cia. Matte Laranjeira”. Outro convidado é o escritor e poeta Ismael Machado, que lançará o livro “Sonho e Pó”.

Na Praça Generoso Ponce, acontece às 9 horas a premiação do Concurso Soy Loco por ti América. O centro de Corumbá também será palco da arte com a intervenção de rua – Grafite e Skate – uma Mostra de Registros Urbanos em Audiovisual (Mostra RUA) profissional. Às 19 horas, o grupo apresenta a mostra de registros urbanos sobre o Rap e Break.

No mesmo local haverá às 10 horas a Oficina Manipulação de Bonecos, do Grupo de Teatro Mamulengo Fuzuê. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e desenvolver técnicas de manipulação e expressão desse tradicional teatro popular utilizando os bonecos. Já na Praça da Independência entre as 16 e 18 horas os visitantes vão conferir teatro, dança e circo com apresentações dos espetáculos Doug Style; Benedito Abençoado e Bendizido e ainda o Forrólengo da Banda Chinelo de Couro.

Uma das maiores e mais premiadas companhias de dança do País, o Cisne Negro Cia. de Dança se apresenta no Palco Pantanal, às 19 horas. Já no anfiteatro da UFMS acontece às 20h30 o monólogo “Amores que matam”.

Cinema

No auditório do Sesc Corumbá os participantes terão a oportunidade prestigiar a exibição de filmes às 14 horas, 14h40, 15 horas e 17h30, como a do Projeto Nosotros, criado por Priscila Midori e Victor Marcello, que apresenta jovens artistas, profissionais criativos e suas produções na América Latina, promovendo um debate sobre processos criativos, referências e o reconhecimento da cultura jovem latino-americana. Na lista, a Mostra MS com o documentário intitulado Espera e o CineSesc que traz filmes com temas históricos, políticos, sociais e culturais, acompanhados de um bate-papo no final.

Música no Palco das Américas

A música está presente no Palco das Américas. Às 20 horas, Tonico da Viola – considerado um dos grandes sambistas de Mato Grosso do Sul, com um toque de romance em suas letras e a cadência do samba de raiz, se apresenta em Corumbá. Já às 21 horas, o argentino Dante Ledesma com uma das vozes mais importantes da América do Sul traz canções que traduzem o sentimento do povo sul-americano.

A grande atração fica para as 22 horas, com o grupo Fundo de Quintal. São 35 anos de sucesso na Música Popular Brasileira do grupo do gênero mais premiado e respeitado da história.

A programação completa pode ser acessada no site www.festivalamericadosul.com.br.

 

Por: Da Redação