Corumbá

Com piscina coberta, Prefeitura vai ampliar programa Corumbá Saudável

 

A Prefeitura já está trabalhando no sentido de ampliar o número de pessoas que participam das aulas de hidroginástica no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”. Isto está sendo possível a partir da cobertura do espaço utilizado pelas mais de 400 pessoas inscritas nesta atividade que integra o programa Corumbá Saudável, desenvolvido pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 25, pelo prefeito Paulo Duarte que esteve presente na aula inaugural do novo espaço que ganhou uma cobertura, importante para amenizar o forte calor na cidade.

“Estamos com mais de 400 pessoas participando das aulas de hidroginástica. São seis turmas diárias e com a cobertura, a equipe da Funec já está planejando ampliar, possibilitando assim atender um número bem maior de pessoas”, disse o prefeito corumbaense.

Acompanhado do diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto, o prefeito participou da aula inaugural, conversou bastante com as pessoas que estavam participando das atividades e com a professora Zenilda Torres da Conceição, uma das três responsáveis pelas aulas (Sheila Duarte e Eliegy Ferreira são as outras duas).

“É mais um compromisso cumprido em prol da saúde da nossa população. São mais de 400 inscritos no programa, número que agora pode ser aumentado graças a essa proteção contra o sol”, celebrou.

A cobertura foi anunciada pelo prefeito em um encontro com o grupo que participa das atividades. “A demanda pelas aulas de hidroginástica sempre foi bastante grande. Agora, com essa obra, novas turmas poderão ser abertas e mais pessoas atendidas”, observou, ressaltando que maioria dos participantes do programa é de idosos e pacientes que precisam da atividade física moderada para melhorar a qualidade de vida.

“A promoção da saúde sempre foi uma das prioridades em nossa administração. Por isso recuperamos o Poliesportivo, que estava abandonado há anos, e vários outros espaços por toda a cidade. Isso é investir na prevenção de doenças, é investir em Saúde Pública”, complementou Duarte.

Elvécio Zequetto informou que a estrutura possui 400 metros quadrados de área construída e que, durante o dia, é iluminada pelo próprio sol. Já à noite, o local terá uma iluminação especial que está em fase de implantação.

Manhã especial

O início da manhã desta terça-feira foi especial não somente para o grupo de 60 pessoas que participou da aula inaugural. Helena Menacho Paes, 63 anos, e Maria Sebastiana Carvalho, 75, também fizeram questão de presenciar a aula inaugural.

“Viemos aqui para conferir, ver de perto o que foi feito para gente”, disse Helena, lembrando que antes de entrar no programa, não caminhava direito. “Tinha problemas na coluna e, hoje, graças às atividades que faço aqui, já estou caminhando normalmente”, comemorou.

Ela e Maria Sebastiana estão entre as mais antigas do programa e participam das aulas de hidroginástica das quartas e sextas-feiras. “Ficou muito bom. Agora vamos participar das aulas na sombra, sem o sol forte que faz em Corumbá”, comentou Sebastiana. “Esta cobertura foi uma coisa boa para todas as pessoas que participam do programa”, concluiu.