Corumbá

Ação Global atendeu quase 8 mil pessoas e realizou 26 mil atendimentos em Corumbá

Ação é promovida pela Sesi, em parceria com a TV Morena, Prefeitura e outras instituições (Foto: Renê Marcio Carneiro)

 

Ação é promovida pela Sesi, em parceria com a TV Morena, Prefeitura e outras instituições (Foto: Renê Marcio Carneiro)

A edição 2016 da Ação Global, realizada neste sábado, 21, em Corumbá pelo Sesi atraiu 7.492 pessoas e fez 26.224 atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e lazer, além do sorteio de 20 bicicletas. O evento, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas, foi promovido na Praça Generoso Ponce, localizada na Avenida General Rondon, entre as ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro, no centro da cidade.

Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, mais uma vez, o evento consolidou a parceria de duas grandes instituições. “A Ação Global potencializou serviços em diversas áreas, temos também a Prefeitura de Corumbá como importante parceira. A indústria se faz presente na cidade e temos nossos sindicatos que demonstram essa representatividade. Todos esses ingredientes somados possibilitaram a realização a Ação Global em Corumbá”, declarou.

A gerente de emissora da TV Morena em Corumbá, parceira da ação, Marlene Azarias Evarini, destacou que a cidade ficou em festa. “A Ação Global foi abraçada pela população e, como televisão, sentimos, durante a semana, que as pessoas ficaram felizes. Conseguimos reunir importantes parceiros e vimos o quanto fazer bem faz tão bem”, afirmou.

Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, foi uma grande a satisfação do município receber a Ação Global. “Agradeço a parceria constante do Sistema Fiems e, em especial, ao Sesi. A população de Corumbá teve muitos serviços à disposição, em áreas como saúde, educação e cultura, oferecendo a todos um evento familiar”, destacou.

Para a presidente do Sindivec, Lenise de Arruda Viégas, foi muito importante ter Ação Global no município. “Tudo isso fantástico. Uma grande oportunidade para a população receber atendimento e colocar em dia diversas questões pessoais, pois no dia a dia alguns não conseguem”, disse.

O vice-presidente do Sindivesc, José Aguilar Monteiro, também disse estar satisfeito com o evento e salientou a grande atenção com o povo de Corumbá. “O povo daqui precisa dessa atenção, muitas pessoas são carentes dos atendimentos e tiveram um dia todo para resolver várias questões”, relatou.

O presidente do Sindiecol, Edermir Chaim Assef, compartilhou da mesma opinião. “Sabemos o quanto é difícil trazer e realizar um evento como este e nós trouxemos para Corumbá, oferecendo essa oportunidade à população”, afirmou.

Na avaliação do secretário municipal de saúde de Ladário, Cleber Colleone, disse que a população da cidade também se beneficia da Ação Global. “É grande a oferta de serviços aqui e ficamos felizes em receber essa oportunidade. Com certeza a população de Ladário está satisfeita”, pontuou.

Comunidade

Na edição deste ano, o evento contou com a participação de 49 entidades parceiras e centenas de voluntários, entre profissionais de órgãos públicos e instituições diversas, formando um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento social e ajudar na transformação da realidade da sociedade, além de oferecer uma série de serviços.

Os serviços foram nas áreas de educação, cidadania, lazer e saúde. Quem compareceu também pode fazer inscrição e conhecer os cursos gratuitos do Senai, enquanto o Sesi também esteve presente com orientações na área de saúde, circuito saúde, atividade de lazer e educação e o IEL fez orientações sobre estágio e cadastro de estagiários.

Para a dona de casa Terezinha Gonçalves Pereira, 65 anos, moradora do Bairro Jardins dos Estados, o evento foi muito positivo e a população agradece. “Eu vim para ver como está minha pele e fazer exame de mama, acho excelente podermos ter esses serviços à disposição sem precisar pagar nada”, declarou.

O estudante Luciano Moura Santiago, 13 anos, compareceu com a mãe dele, Maria Rosário Moura Florentino, 40 nos, para emissão do CPF. “É excelente podermos fazer o documento aqui. Estamos felizes com a Ação Global”, disse Luciano Santiago. A mãe dele acrescentou que também procurou atendimento odontológico.

Já a dona de casa Adriana Maria Aguilera, 31 anos, disse que aproveitou a Ação Global para cortar o cabelo. “Geralmente pagamos uns R$ 25 para fazer um corte e aqui podemos economizar esse dinheiro, que já dá para fazer uma boa compra”, contou ela, que também aproveitou o dia para obter informações sobre a 2ª via da certidão de nascimento dela e dos cinco filhos.

Moradores da Bolívia também aproveitaram o dia para buscar atendimentos. A dona de casa Catherine Sares, 28 amos, que mora na cidade boliviana de Porto Quijarro, na fronteira da Bolívia com Mato Grosso do Sul, compareceu à Ação Global para cortar o cabelo. “Achei o evento muito bom. Vim porque minha amiga me falou que teria e eu aproveitei para cortar o cabelo”, disse.

A amiga dela, Rosemeire Melgae, 40 anos, que também é dona de casa e mora na cidade boliviana de Porto Quijarro, fez o exame preventivo. “Eu vi na TV que teria esse evento e resolvi vir. Fiquei feliz em saber que iria acontecer aqui em Corumbá, uma cidade tão perto da nossa”, declarou a boliviana, que também levou a pequena Laura Cherina Sares, 4 anos, que é enteada e compareceu para receber orientações de higiene bucal.

O catador de materiais recicláveis Sebastião Arruda de Souza Filho, 47 anos, contou que perdeu o CPF. “Agora estou feliz em poder tirar o CPF de novo, principalmente, porque é sábado e não preciso ter custo nenhum”, disse. A dona de casa Rosinete Aparecida da Silva Cáceres de Magalhães, 53 anos, aproveitou para cortar o cabelo. “Bem melhor poder cortar o cabelo sem pagar nada. Eu preciso manter sempre curto, pois estou em tratamento de saúde”, afirmou.

Marcela de Medeiros Coelho, 18 anos, buscou a realização do preventivo. “Aqui é bem mais rápido e temos a comodidade de fazer no sábado. Também aproveitei para cortar o cabelo e tudo graças à Ação Global”, garantiu. Já Gabriel dos Santos, 11 anos, aproveitou o dia para brincar. “Está muito divertido, muitos brinquedos legais. Estou gostando muito”, falou. (Assessoria de Imprensa do Sesi)

 

Por: Da Redação