Notícias

Correios entram em greve e aprovam proposta de conciliação do TST, mas com ressalvas

 

Os trabalhadores da ECT-MS (Empresas de Correios, Telégrafos e Similares no Mato Grosso do Sul), em Assembléia realizada nessa segunda-feira, às 19 horas, aprovaram quase na íntegra a proposta de conciliação apresentada pelo TST (Tribunal Superior de Trabalho e decretaram greve por tempo indeterminado para que a ECT acate a proposta encaminhada pela Justiça do Trabalho.

Os participantes aprovaram as cláusulas econômicas apresentadas pela Ministra Maria Cristina Peduzzi, vice-presidente do TST. A minuta que tiveram voto favorável dos trabalhadores propõe o aumento linear de 5.2% aplicado sobre os salários, reembolso creche e auxílio de cuidados especiais; vale alimentação extra para ser pago em dezembro de 2012; reajuste de 8,84% aplicado sobre o vale alimentação e a cesta básica manutenção do acórdão do TST, abono dos dias parados e instauração de mesas temáticas proposta pela ECT em até 30 dias da assinatura do acordo coletivo 2012/2013.

A minuta dos trabalhadores difere da proposta do TST apenas quanto as adequações do Plano de Saúde as novas normas da Agência Nacional de Saúde, o que obriga o aumento dos descontos dos conveniados. Sugere a inclusão do vale alimentação de dezembro (Vale Peru) e compensação dos dias parados em razão da greve.

Os trabalhadores em greve aguardam o resultado da reunião de conciliação que acontece às 14h00, em Brasília, na tentativa de fechar um acordo de conciliação entre os trabalhadores e a empresa. Em caso de impasse a categoria continua paralisada até o julgamento no TST marcado para quinta-feira, ás 13h30 min.

 

Por: Da Redação