Ladário

Vale traz Plano de Infraestrutura e Habitação para Ladário

José Antonio se reuniu com diretor presidente da Vale, Silvio Vaz

 

José Antonio se reuniu com diretor presidente da Vale, Silvio Vaz

A Fundação Vale e a Prefeitura de Ladário assinaram Protocolo de Intenções que vai contribuir consideravelmente para incrementar a infraestrutura urbana e a habitação do município. Trata-se de um plano para seis anos, que inclui investimentos de R$ 90 milhões só em drenagem e pavimentação. O documento foi assinado durante a visita do diretor presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz. “Entregamos um projeto de 100% de drenagem e pavimentação no município, para eliminar definitivamente o problema provocado pelas águas”, afirmou Silvio Vaz. “A Fundação Vale nos trouxe um estudo de altíssima qualidade técnica, completo, abrangendo toda a cidade, para que possamos a partir desse ponto programarmos a execução de nossas obras. É um avanço muito grande para a cidade”, avaliou o prefeito José Antonio.

Durante a reunião, o prefeito José Antonio apresentou a Silvio Vaz um vídeo contendo imagens de dramas enfrentados pelo município por causa das recentes enxurradas. A Prefeitura, por meio da Gerência de Obras, adotou medidas de emergência no apoio aos moradores. Por outro lado, ficou comprovado que o recente trabalho da Gerência de Obras na instalação de galerias e valas aumentaram o fluxo das águas das chuvas e evitaram um problema maior. “Foi interessante ver o problema das águas porque coincidentemente o primeiro projeto da Vale é o da drenagem”, avaliou Silvio Vaz.

Outro projeto importante apresentado pela Fundação é a revitalização do Porto Turístico de Ladário, com previsão para ser executado já em 2012. A mineradora também tem interesse na recuperação do Porto de Carga de Ladário, para escoar sua produção de minério.

A Vale entregou ainda um Plano Habitacional, que incluiu definição de lotes, áreas para onde a cidade pode crescer, cobrança de IPTU,  demarcação de bairros. A proposta da Vale é a construção de 150 moradias por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. “Tudo faz parte do Plano de Desenvolvimento Humano e Econômico de 6 anos, para eliminar de vez os problemas de infraestrutura urbana do município”, ressaltou Silvio Vaz.

A Vale pretende fazer um diagnóstico para detectar as principais carências do município e trabalhar em cima delas, com outros projetos. “Conhecendo todo o déficit, buscaremos recursos para viabilizar os projetos, inclusive os recursos do PAC”, acentuou o diretor presidente da Vale.

ESTAÇÃO CONHECIMENTO

A Estação Conhecimento, já presente em outros municípios, é outro ponto de honra da Vale para Ladário e Corumbá, que seriam parceiras no projeto. Segundo Vaz, a Vale procura uma área para comprar e instalar a Estação Conhecimento, um projeto amplo de inclusão social que garante o acesso a esportes, cultura, dança e música para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. A Fundação Vale montou um programa inovador baseado no tripé: desenvolvimento humano e econômico, infraestrutura e gestão pública. O primeiro vértice é o desenvolvimento humano e econômico a partir da educação profissionalizante, do esporte e da cultura, materializado na Estação Conhecimento.

ZERAR DÉFICIT

O prefeito José Antonio definiu a reunião com Silvio Vaz, diretor presidente da Fundação Vale, como altamente produtiva. “O balanço mostrou um avanço muito grande nas articulações que tivemos com a Fundação Vale, no sentido de viabilizar para nossa cidade condições de se projetar o futuro”, afirmou o prefeito. “São projetos para seis anos, com base e fundamento, para programarmos o crescimento da cidade. A proposta é se fazer tudo sem imediatismo, sem soluções mirabolantes, e com seriedade. Em seis anos queremos zerar os nossos déficits de infraestrutura e habitação. Parece um horizonte distante, mas é um projeto de curto prazo.Vamos trazer recursos, empregos e oportunidades para os cidadãos ladarenses”, acrescentou. (Informações da Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação