Ladário

Trilhão de motocross deve movimentar Ladário no final de semana

 

Os motores vão roncar alto e os pilotos prometem acelerar no 1º Trilhão Pantanal off Road, que vai acontecer em Ladário no fim de semana. Mais de 50 motocicletas de várias cidades de Mato Grosso do Sul devem participar da trilha que é um passeio contemplativo dentro de um dos mais fartos e belos biomas do planeta.

“O percurso vai ter 120 quilômetros dentro da Área de Preservação Ambiental Baía Negra. Teremos 15 quilômetros de Estrada Parque também”, explicou o presidente do Pantanal Moto Club, Ary Cândido Teodoro Júnior. O clube de motociclistas está coordenando o evento e conta com o apoio da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, do Geopark Bodoquena Pantanal e da Associação dos Moradores da APA Baia negra. Conta ainda com o suporte da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agemtrat) e da Guarda Municipal, além da Secretaria Municipal de Saúde.

O percurso segue pela região conhecida como Codrasa, um aterro ao lado do rio Paraguai, dentro do Pantanal, em Ladário, De lá entra na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, por trilhas que são ainda quase que virgens, pouco exploradas e ricas em diversidade de fauna e flora.

‘Tem lugares que não se entra de carro, se estragar moto lá, não tem nem como rebocar”, disse Ary. Ele se referiu a uma furna existente na APA, onde poucas pessoas foram até agora. “É um córrego onde acontece o encontro dos dois morros”, explica ele fascinado por ter passado pelo local no ano passado e ter ficado com a beleza do lugar ainda gravada na memória.

Um dos trechos fica nos fundos da baía negra, por dentro da Fazenda Rabicho, de propriedade da Marinha do Brasil, onde é feito o treinamento de novos militares, e Fazenda Uruba. Essas regiões contam com muitos animais silvestres, entre eles, a sucuri e a onça pintada do Pantanal. “Por isso mesmo os pilotos terão dois guias, para garantir total segurança e para que eles não se percam no trajeto que tem locais de difícil acesso”, afirmou o presidente.

Por enquanto, cerca de 30 motociclistas estão inscritos, mas quem quiser ainda pode garantir a sua vaga. As inscrições podem ser feitas por telefone, com o próprio Ary, no celular: 98469-2074. Elas custam R$ 60,00 e os primeiros 50 inscritos ganham uma camiseta de trilha e o mapa do percurso.

No sábado, das oito às onze da noite vai ter a largada promocional do evento na Praça do Coreto, a Praça 2 de Setembro, na Avenida 14 de Março. A largada do passeio vai ser às oito horas da manhã de domingo, também na 14 de Março, esquina com a Corumbá. O retorno dos motociclistas da trilha está previsto para acontecer por volta das três horas da tarde para um almoço na sede da APA Baía Negra, na Estrada da Codrasa. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação