Ladário

Transporte escolar atende mais de 500 alunos em Ladário

Para a APAE são encaminhados 38 estudantes diariamente, ida e volta

 

Para a APAE são encaminhados 38 estudantes diariamente, ida e volta

Diariamente, mais de 500 alunos são atendidos pelos ônibus escolares disponibilizados pela Prefeitura de Ladário por meio do Departamento de Transportes. Profissionais especializados, motoristas e monitores, cuidam da locomoção diária das crianças, num trabalho de formiguinha. São estudantes que se locomovem da Codrasa para a Escola de Extensão Rural Maria Ana Ruso no Assentamento 72; que saem da zona rural para as escolas urbanas da Rede Municipal de Ensino (Reme); que saem de suas residências de Ladário para a unidade da APAE, que atende crianças com necessidades especiais no bairro Universitário, em Corumbá; ou seguem para a Escola JGP ou para o Moinho Cultural também em Corumbá. “Estamos preparados para garantir uma educação de qualidade, e o transporte escolar é peça chave nesse sistema, garantindo condução para aqueles estudantes que moram em localidades distantes ou não possuem meios de transporte”, destacou o prefeito José Antonio.

Para tanto, a Prefeitura coloca hoje de seis ônibus escolares à disposição dos alunos – três próprios e outros três terceirizados. Dos três veículos do Município, um deles foi doado pela Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval; outro foi adquirido com recursos de emenda parlamentar; e um terceiro foi totalmente reformado, pois em 2009, no início da atual gestão, o ônibus estava encostado, sem condições de uso. “Trabalhamos duro, diariamente, para não deixar ninguém sem condução e garantir que todas as crianças assistam às aulas ou cursos, tanto na Reme, nos projetos, como na APAE, no JGP ou no Moinho Cultural”, acentuou o gerente de administração escolar da Secretaria Municipal de Educação, José de Abreu.

Um dos ônibus atende especificamente o roteiro da parte alta da cidade, transportando alunos das escolas da Reme até as salas de aula dos projetos Se Liga e Acelera Brasil (parceria com o Instituto Ayrton Senna) e projeto Semear. Outro roteiro é o transporte dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Ladário que estão inscritos no projeto Moinho Cultural em Corumbá. Só para o Moinho Cultural são transportados 75 estudantes. Mais 60 alunos utilizam o transporte escolar até o projeto Semear, que tem aulas no salão do Lions Clube de Ladário. Outros 10 estudantes são transportados para as aulas dos projetos Se Liga e Acelera Brasil. Para a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) são encaminhados 38 estudantes diariamente, ida e volta. Outros 5 são levados para a Escola JGP (Júlia Gonçalves Passarinho) de Corumbá. “No JGP temos alunos ladarenses deficientes visuais e auditivos que recebem atendimento especializado, e o transporte escolar tem sido fundamental para o bom aprendizado deles”, esclareceu Silvana de Araújo Arruda, do setor de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.

MONITOR

O motorista Walter Paiva, com mais de 20 anos de experiência, e o monitor educacional Joel Lopes da Silva fazem parte da equipe encarregada de transportar os estudantes ladarenses nos ônibus escolares. Eles fazem o trajeto até a APAE, levando crianças com necessidades especiais, e chamam cada uma pelo nome. “É um serviço muito gratificante, com o tempo a gente cria uma ligação afetiva com as crianças, que são bastante divertidas e carinhosas”, atesta o motorista Walter. “Presto esse serviço faz dois anos e sinto muita satisfação, gosto de ser monitor, cuidar da segurança das crianças e ao mesmo tempo ser amigo delas”, comentou Joel. Um dos ônibus escolares está na oficina passando por reforma para se adaptar ao transporte dos candeirantes, e vai atender especificamente duas estudantes ladarenses que usam cadeira de rodas. Na semana passada, os três ônibus terceirizados passaram por vistoria no Detran e foram aprovados. Os três ônibus próprios da Prefeitura também estão regularizados. (Informações da Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação