Ladário

Tradicional Festa de São Sebastião será nos dias 20 e 21 de janeiro na Apa Baía Negra

Festa já é tradicional na região da Apa Baía Negra

 

Festa já é tradicional na região da Apa Baía Negra

“Minha filha estava doente, eu fiz uma promessa, alcancei a graça e hoje, faço dessa festa um verdadeiro agradecimento a São Sebastião”, diz a festeira Marizete da Costa Soares.

Dessa forma, começa a história de uma comemoração já considerada tradicional para a comunidade católica da região pantaneira, na Apa Baía Negra, conhecida como Codrasa. A festeira em parceria com a Prefeitura de Ladário, através da Fundação de Cultura, chega ao seu quarto ano consecutivo e com a mesma animação, “vai ter bailão até o dia amanhecer”, garante ela.

A Festa de São Sebastião reforça cada vez mais que Ladário está se consolidando parceira da população nas festividades religiosas. E para este ano, a Prefeitura através da Fundação de Cultura promete oferecer uma estrutura com palco, iluminação, apresentações com artistas locais e segurança durante os dois dias de festa.

A festança terá início no próximo dia 20 (data em que é comemorado o dia do Santo São Sebastião) e só terá fim no dia seguinte (21). Uma mistura de confraternização e devoção que contará com uma programação totalmente gratuita ao público. No dia 20, a festa começa com a Procissão Luminosa e Cavalgada, às 17h30. Em seguida, os devotos farão a tradicional reza em agradecimento às graças alcançadas. Dando sequência, o jantar será servido e o público vai “arrastar o pé” no bailão até o dia amanhecer.

Já no dia 21, encerrando o evento em comemoração ao Santo São Sebastião, logo cedinho será servido um café da manhã caprichado, e aqueles que permanecerem no local ou chegarem para apreciar a festa, poderão saborear um almoço feito pelos organizadores.

Para dona Marizete, que conta com a ajuda dos seus 10 filhos e representantes da comunidade, a festa se tornou tradicional e não vai parar tão cedo. Ela conta que sua vontade é de que, quando não “estiver aqui”, seus filhos sigam com as comemorações.

Já a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Wanessa Rodrigues, apoiar esse evento é uma forma de incentivar as crenças, tradições e costumes locais, “estamos reforçando a Fé dos devotos e reafirmando a importância da valorização da cultura do povo ladarense”, falou.

Conheça São Sebastião

São Sebastião nasceu em Milão, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja.

 

Por: Da Redação