Ladário

Secretaria de Educação de Ladário lança Núcleo de Formação Continuada

 

No dia 31 de agosto a Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou o “Núcleo de Formação Continuada” para oferecer aos profissionais da Rede Municipal de Ensino cursos de capacitação que objetivam melhorar a qualidade de educação da rede municipal.

Na oportunidade a Profa. Dra. Em Educação Edelir Salomão Garcia docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ministrou a palestra “A importância da Formação Continuada na Educação, estiveram presentes cerca de pessoas.

Em cumprimento a Meta dezesseis do Plano Municipal de Educação de Ladário que trata da oferta de Cursos de Capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino foram consideradas demandas diagnosticadas na rede.

Para a professora Mestra em Educação Jeane Cristina, Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada, os cursos oferecidos pelo Núcleo buscam propiciar a discussão crítico-reflexiva acerca de abordagens educacionais a fim de estabelecer uma relação de pesquisa científica aliada a prática cotidiana. Em outras palavras, aliar a teoria à prática para melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais.

A Secretária Municipal de Educação Sara Regina enfatizou que esse projeto está sendo implementado como parte de um programa estratégico da SMEL para melhorar a educação da rede municipal de ensino. Ressaltou ainda que o objetivo não é sanar lacunas da formação inicial dos professores e sim promover o debate e possíveis soluções.

Segundo informações do Núcleo de Formação no mês de agosto mais de cem inscrições foram realizadas para participação no Curso Fundamentos e Práticas da Educação Infantil (para professoras e auxiliares de creche) e para o Curso Básico de Libras (que atende profissionais da rede e membros da comunidade).

Já encontram-se com inscrições abertas os cursos:

  • O papel do Coordenador Pedagógico no contexto da Escola Pública;
  • Língua Portuguesa, Dinâmicas e Sala de Aula;
  • Deficiências e Possibilidades de Ensino Aprendizagem no ensino regular de alunos Público Alvo da Educação Especial da REME.

Este último curso foi elaborado e organizado pelo Núcleo de Inclusão da REME com objetivo de orientar os profissionais que atuam diretamente com Alunos Público Alvo da Educação Especial. Espera-se que até o final de novembro de 2017 os participantes sejam certificados e um novo plano de formação continuada para REME seja desenvolvido. (Divulgação SMEL)