Ladário

Saúde vai fazer mobilização no Dia Mundial do Rim, em Ladário

 

Ladário (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma mobilização para o dia 9 de março, Dia Mundial do Rim, com o intuito de orientar a população sobre os riscos e consequências das doenças renais crônicas. Hoje, cerca de 35 pacientes de Ladário, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazem o tratamento de hemodiálise, e a intenção é justamente a prevenção para evitar que se cheguem a esse ponto.

Cerca de 35 pacientes de Ladário, atendidos pelo SUS, fazem o tratamento de hemodiálise (Foto: Divulgação/Internet)

“Ladário resolveu abraçar essa causa, mobilizar e conscientizar a população em relação a alimentação saudável, a prática da atividade física, ao controle da pressão arterial e glicemia, evitando com isso complicações renais”, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Vasconcelos Pereira. Ela está à frente do projeto que será desenvolvido na Praça do Coreto, na Avenida 14 de Março, a partir das 8 horas da manhã.

“Nós temos um quantitativo considerável no município de pacientes hipertensos e diabéticos, e isso acaba refletindo no número de doentes renais e daqueles que chegam à hemodiálise”, disse a secretária.

Ana Lúcia explica que o maior motivo da falência dos rins é a falta de controle da hipertensão e da glicemia. Essas doenças são responsáveis por provocar a perda das funções renais. Os rins são os órgãos responsáveis por livrar o sangue das toxinas e por eliminar o excesso de água do organismo.

“São pacientes que não fazem o acompanhamento adequado, porque o tratamento está relacionado à conscientização. Não é só a medicação que é importante, é um conjunto, alimentação, atividades físicas, mudança de hábitos”, afirma Ana.

É a preocupação com a forma que as pessoas tratam essas doenças, sem dar a elas a devida importância, que a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer a mobilização, como forma de apontar hábitos saudáveis para evitar extremos que podem ir de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), à hemodiálise.

O AVC pode ter sequelas irreversíveis, como perda de memória e dos movimentos de parte do corpo. A hemodiálise é um tratamento bastante invasivo. O sangue do paciente é retirado, passa por uma máquina que faz a mesma limpeza que os rins fariam, e volta para o corpo. São quatro horas por sessão, três vezes por semana, o que acaba impossibilitando os doentes de assumir muitos compromissos, como trabalhar e viajar, por exemplo.

Durante a mobilização em Ladário médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde estarão na avenida para conversar com as pessoas, tirar dúvidas e explicar tudo sobre a Doença Renal Crônica (DRC). “Vamos ter aferição de pressão, glicemia, atividade física e vamos falar sobre atividades saudáveis relacionadas à alimentação e atividade física”, finalizou Ana Lúcia.

Outro fator de agressão aos rins é a utilização contínua de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios. É por isso que a atitude mais correta, diante de qualquer problema de saúde, é procurar um médico. Só os especialistas podem receitar o remédio certo pelo período correto, sem agredir aos órgãos do corpo humano. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação