Ladário

Saúde realiza 1º encontro do Mamãe Bebê e mulheres recebem homenagens

 

Os ESFs Romeu Albaneze e Erico Vale receberam na manhã desta terça-feira, 11 de março, o primeiro encontro de 2014, do Projeto Mamãe Bebê. O projeto tem como objetivo estimular a inclusão no pré-natal, valorizar o aleitamento materno, debater o planejamento familiar e reduzir a taxa de mortalidade infantil e materna, no município de Ladário. A ação é realizada por meio da prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Assistência Social e Cidadania.

Ao todo 150 gestantes estão cadastradas no Mamãe Bebê e o primeiro encontro serviu para apresentar as atividades a serem realizadas pelo projeto, durante o ano, foi o que informou a Gerente em programas de Saúde de Ladário, Ana Cecilia Demarque Machado.

“Através desse nosso primeiro encontro com as futuras mamães, podemos fazer o planejamento anual do projeto com as gestantes. O Mamãe Bebê cuida previamente da saúde das mulheres e dos bebês, além de dar segurança e experiência as gestantes, principalmente aquelas que serão mãe de primeira viagem. O mais importante é a participação dos pais, que mesmo tímidos conseguem tirar algumas duvidas relacionadas a gestação”, informou Ana Cecilia.

Mamãe Bebê é resultado de esforços em equipe e ganhou força com a adesão da Rede Cegonha este ano, programa do Ministério da Saúde para complementar a atenção normalmente dada às gestantes. O programa nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde e tem intenção de estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município.

Conforme balanço feito pela Saúde de Ladário, foram 41 encontros realizados com a participação de mais de 320 gestantes durante o ano de 2013. Ladário foi à primeira cidade do estado a receber 300 bolsas da Rede Cegonha. Após a frequência, as futuras mamães recebem uma bolsa gestante da Rede Cegonha e um kit do projeto Mamãe e Bebê, composta por uma banheira e itens dos cuidados básicos com os bebês.

O trabalho foi realizado pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família do município. Os Agentes Comunitários de Saúde tiveram papel de destaque, persistindo na busca das gestantes pela cidade.

Mulheres homenageadas

Aproveitando a data, em comemoração a semana do Dia Internacional da Mulher, a equipe de trabalho da Estratégia de Saúde da Família Érico Vale, no bairro Boa Esperança (Seac) reuniu todas as mulheres que frequentam a Estratégia de Saúde da Família para uma confraternização, na manhã desta terça-feira (11).

“A ideia de reunir as mulheres da Unidade de Saúde partiu para sensibilizá-las pela comemoração da data e também aproximar ainda mais os nossos profissionais da saúde com a comunidade. Todos aqui garantimos atendimentos de qualidade dentro do Erico Vale”, informou a enfermeira do ESF Deoner Nathalia Torres.

Flores e pequenas lembrancinhas e um café da manhã foi reservado às participantes. Além disso, uma palestra com o tema “Papo de Mulher” foi ministrada pelo médico do ESF Julio Cezar. Durante a sua fala, ele priorizou a importância da realização do pré-natal durante toda a gestação, assim, como a prevenção das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e da prevenção contra o papilomavírus humano (HPV).

“Homenagear a todas é uma preocupação relevante dos profissionais de saúde. Todas essas comemorações aumentam a autoestima feminina e também dos homens e crianças que procuram um atendimento dentro da Unidade de Saúde. Todos estão de parabéns, ainda mais com o tema da palestra que foi muito construtiva, sanando as duvidas de todas nós”, disse à paciente que pela primeira vez realiza atendimentos no ESF Erico Vale, Luzenir de Souza.

 

Por: Da Redação