Ladário

Saúde inaugura Sala de Vacina no Maria Ramona, no Nova Aliança

 

Com o objetivo de facilitar a acessibilidade à população, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta terça feira, 04/07, a Sala de Vacina da Unidade Básica de Saúde Maria Ramona Francisca da Cruz, que funciona no bairro Nova Aliança. Depois de ter garantido o quadro de médicos, inclusive com pediatra atendendo duas vezes por semana, agora o posto disponibiliza a imunização para que os pais não tenham a necessidade de descer até o posto da área central.

“A nossa área de cobertura engloba o Nova Aliança, uma parte do Alta Floresta II e o Potiguar, totalizando cerca de três mil e quinhentas pessoas”, disse Rafaela Cristina Silva Carvalho, enfermeira chefe do Maria Ramona. Ainda segundo ela, as vacinas estão disponíveis para todas as faixas etárias, “desde bebezinho, até a terceira idade”.

Com um filho no colo, Viviane Vilalva de Oliveira disse que o atendimento tem avançado no posto de seu bairro. “A questão do pediatra, agora a sala de vacina, eu tinha que levar meu filho lá no Alta Floresta para vacinar. Está caminhando, está melhorando”, afirmou.

“Antes faltava médico, agora não falta médico. Agora com a sala de vacina ajuda demais, antes meu marido tinha que ir lá em baixo, no centro, levar as crianças para vacinar”, disse Flávia do Nascimento Bezerra, dona de casa que mora no bairro Nova Aliança II. Para ela, a vida fica mais fácil com atendimento médico, farmácia municipal e sala de vacina bem pertinho de casa.

Os avanços no atendimento à saúde fazem parte do plano de governo da atual administração. “São metas do prefeito Carlos Ruso que estão sendo implantadas aos poucos. Em apenas seis meses já temos médicos e sala de vacina. Imaginem então o que vem pela frente”, disse Hélder Botelho, chefe de gabinete que representou o prefeito no ato de inauguração.

Além da estruturação, o atendimento humanizado também faz parte dos avanços que vêm sendo conquistados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “A gente tem um contato maior com o paciente e acabamos conhecendo cada um em particular e não só na doença. O problema que ele passa na própria casa, e isso faz com que a gente possa melhorar também a qualidade de vida do paciente”, explicou a enfermeira chefe.

Apesar de ter muito para comemorar, a equipe sabe das deficiências que ainda precisam ser sanadas. Uma delas é a contratação de um obstetra para atender as gestantes, assunto que está em pauta nas reivindicações. “O maior problema é a disponibilidade dos médicos, mas estamos avançando nas conversas”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia de Vasconcellos. (Assessoria de Imprensa-PML)