Ladário

Saúde de Ladário alerta mulheres a realizarem do exame preventivo

 

Os exames preventivos acompanham o ser humano desde o nascimento, é o caso do teste do pezinho até a terceira idade quando é necessário haver avaliações medicas para evitar osteoporose e câncer de mama ou próstata, comum a partir de 45 anos.

Os exames preventivos são necessários para que se possa fazer um panorama no paciente, indicando a mudança ou a continuidade do estilo de vida. O aparecimento das doenças pode ser silencioso e é importante que seja feito um acompanhamento para que haja um diagnostico rápido. É necessário que além do diagnóstico seja feito uma série de ações de prevenção como boa alimentação, exercícios, lazer e controle do estresse.

De acordo com o secretário de saúde, Cléber Colleone, o diagnóstico no início dá aos pacientes mais de 90% de chance de cura, “a maioria das doenças, inclusive o câncer, é totalmente tratável se for descoberta cedo, por isso existe a necessidade de fazer o exame”.

Infância

O primeiro exame feito no ser humano, por volta do quinto dia de vida, é o teste do pezinho que já elimina ou diagnostica uma série de possibilidades.

Pré-adolescência

Na fase que vai dos 12 aos 16 anos, os exames também só são feitos se houver indicação clínica. Entretanto, é preciso acompanhar peso, altura e virilidade para ver se não há distúrbio de desenvolvimento. Apenas diante de algum sintoma, o exame de sangue é colhido.

Ainda na adolescência, a garota deve começar a fazer o autoexame de mama.

Mulher

Três meses após a primeira relação sexual, a mulher já deve fazer o seu primeiro exame preventivo: o papanicolau.

Já a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos para mulheres que não têm precedentes na família. Aquelas que têm mães, tias ou avós com histórico de câncer de mama devem fazer o exame a partir dos 35 anos.

Outro exame preventivo que a mulher pode fazer é o de sangue, para verificar colesterol, diabetes, triglicérides. Sem contar a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) que é uma possibilidade recente e previne o câncer de colo do útero. A vacina é recomendada de 9 a 26 anos.

Aos 60, é hora de fazer o exame conhecido como densitometria óssea, para prevenir a osteoporose. O ideal é que seja feito a cada dois anos.

 

Por: Da Redação