Ladário

Projeto que mostra a situação precária da população da APA Baía Negra será apresentado no dia 26

????????????????????????????????????

 

A comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, localizada na antiga estrada da Codrasa, em Ladário, recebe no dia 26 de janeiro a apresentação do projeto experimental “Assentamentos Humanos – Narrativas Jornalísticas de Viagem e o Uso da Grande-reportagem Multimídia”. A pesquisa, desenvolvida pela acadêmica Loraine França Gonçalves e orientada pelo professor doutor Edson Silva, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, resultou na grande-reportagem “Eles vivem no meio da rodovia” e trata sobre a vida dos ribeirinhos que vivem no local e são vítimas da falta de políticas públicas garantidas pela Constituição, pelas normativas internacionais das quais o Brasil é signatário e das legislações trabalhista e as específicas como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, entre outras.

Saúde, saneamento, trabalho, lazer, educação, moradia são temas que compõem os sete capítulos da reportagem que mostra ainda a violação da dignidade humana dos moradores da APA Baía Negra, negligenciados pelo poder público nosníveis local, estadual e nacional. O contraste entre a exuberância da natureza pantaneira e a miséria e pobreza humanas é a questão central da grande-reportagem. De um lado, a beleza cênica da Baía Negra e seus morros; do outro, a população que sobrevive em condições precárias, mesmo tendo direitos assegurados pela Constituição.

Foram seis meses de pesquisa jornalística exaustiva, com imersões da acadêmica na comunidade. Cerca de quatro mil quilômetros percorridos em três viagens realizadas entre Campo Grande, Ladário e São Paulo. Mais de 2.750 fotos, 15 fontes e 14 horas de entrevistas constituem a base da pesquisa que deu origem à grande-reportagem.

Exposição fotojornalística

Decorrente do projeto experimental e da grande reportagem multimídia Eles vivem no meio da rodovia foi editada a exposição fotojornalística Retratos da Baía Negra. A mostra é uma narrativa marcada pelos elementos pessoa, espaço e tempo e será instalada na sede do Conselho Gestor da APA Baía Negra (Estrada da Codrasa) entre os dias 25 e 28 de janeiro.

Serviço

Data: 26/01/2018

Horário: 15h

Local: Sede da APA Baía Negra, antiga estrada da Codrasa, Ladário – MS

Link da grande-reportagem: http://projetil.ufms.br/nomeiodarodovia/

Contato

Loraine Gonçalves (acadêmica)

Telefone: (67)99665-7922

e-mail: loraine.fg2010@gmail.com

Edson Silva (professor-orientador)

Telefone: (67) 99271-8018

e-mail: eseiva@terra.com.br