Ladário

Projeto Conviver reforça laços sociais dos idosos de Ladário

Foram horas agradáveis de convívio ao som de uma dupla de música regional no almoço dançante

 

Foram horas agradáveis de convívio ao som de uma dupla de música regional no almoço dançante

O encontro de confraternização do grupo Conviver, celebrado nesta quarta-feira, 22 de agosto, na sede do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), reforçou a integração, os laços sociais e a garantia da qualidade de vida dos idosos de Ladário. Foram horas agradáveis de convívio ao som de uma dupla de música regional no almoço dançante promovido pelo Cras, braço da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com apoio dos parceiros. O almoço foi servido com verduras cultivadas na horta comunitária da Associação dos Militares da Reserva da Marinha da Ladário.

Entre os parceiros estão a Secretaria Especial de Integração de Políticas Sociais (Semips), representada pela secretária e primeira dama Gisele Saab; a Secretaria Municipal de Saúde, a SSCH e a Associação dos Militares da Reserva da Marinha de Ladário. “É um importante fortalecimento de vínculos”, destacou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Jane Contu. “É um projeto que faz a gente aprender e crescer com a experiência dos nossos idosos”, acrescentou Vânia Alecrim, coordenadora do projeto Conviver.

O encontro contou com a participação do Projovem Adolescente, outro projeto mantido pelo Cras. Os jovens atuaram na decoração do ambiente e na recepção aos 63 idosos. Muitos dos idosos também participam das atividades da AAPPIL, associação que promove almoço dançante todas as sextas-feiras, e conta com a parceria da Prefeitura. Entre os casais mais dançantes estavam Guiomar e Pedrosa, ela que em março venceu o concurso Miss Idosa Pérola do Pantanal. “Nossa receita é viver com alegria”, ressaltou Guiomar.

Alicio: 97 anos com saúde

Alicio, quase centenário

No mês de aniversário de Ladário, que completa 234 anos de fundação em 2 de setembro, o ladarense Alicio Peçanha tem direito a uma comemoração pessoal. No dia 22 de setembro ele faz 97 anos. Ex-motorista e ex-minerador da antiga siderurgia de Ladário, ele hoje é um dos exemplos de vida saudável e persistência, já bem perto de chegar ao seu centenário de nascimento. É um dos presidentes de honra da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas de Ladário (AAPPIL), da qual já foi presidente, e integra os grupos Conviver e De Bem com a Vida. “Trabalha não mata ninguém; eu trabalhava doze horas seguidas na usina de ferro gusa, e sempre tive saúde”, acentuou Alicio.

Nesta quarta-feira, 22 de agosto, mais uma vez Alicio se confraternizou com os colegas durante o encontro do grupo Conviver, se divertindo em partidas de dominó. Lúcido, falante, caminhando de um lado para outro com o apoio de sua bengala, Alicio só não se arrisca mais nos passos de dança de salão. “Gostava de dançar e jogar futebol, mas hoje as dores do joelho direito não deixam e, como tudo é jogo, me satisfaço com o dominó e o jogo de damas”, afirmou.

Alicio nasceu em Ladário em 1915, e do casamento com Ovilda Conceição nasceram oito filhos, dos quais sete mulheres, e 26 netos. Acompanhou todo o crescimento da cidade e seu salto populacional. “A mineração e a Marinha continuam fazendo parte do nosso desenvolvimento”, constata. Nos grupos Conviver e De Bem com a Vida, mantidos pela Prefeitura, ele mantém suas amizades, conta e ouve velhas históricas de Ladário, o que ajuda a afastar a saudade da esposa, que faleceu no ano passado, após 70 anos de casamento. “Tenho a sensação que ela está bem ao meu lado quando vou abrir a porta de casa para sair”, contou.

 

Por: Da Redação