Ladário

Professores e servidores das escolas estaduais de Ladário paralisam atividades nesta quarta-feira

 

Em reunião realizada na sede do SINTEL (Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Ladário), na tarde de ontem (25), os professores e servidores administrativos da Rede Estadual de Ensino do estado, decidiram por paralisar as atividades na data de hoje, pois a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) realiza uma assembleia geral nesta quarta-feira (26), às 14 horas, na sede da entidade.

Conforme a entidade, o objetivo é deliberar se a categoria aceita ou não a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do Estado para os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino Público. Caso a categoria rejeite a proposta, os professores e servidores administrativos poderão entrar em greve por tempo indeterminado.

A reunião contará com a presença dos delegados de cada município, representantes dos 74 SIMTEDs (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação), vice-presidentes das 14 regionais e delegados de base da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

Os trabalhadores em educação cobram o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que determina o reajuste de 7,64% nos salários, e da lei complementar estadual nº 200 de 13 de julho de 2015. Essa última legislação integraliza o Piso por 20 horas até o ano de 2021.

Já foi definido com o Governo:

– O governo garante o pagamento do reajuste de 7,64% em 2017;
– Mantém a convocação da mesma forma que no primeiro semestre;
– Não haverá alteração no Estatuto da categoria.

Foi estabelecido com o Governo do Estado a criação de uma Comissão para debater aspectos ligados aos funcionários administrativos em educação. (Com informações da FETEMS)