CorumbáLadário

Proerd ajuda alunos de escolas de Corumbá e Ladário a dizer não às drogas

 

Alunos do Proerd em apresentação

Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Corumbá, duas escolas estaduais e uma particular estão recebendo aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) neste segundo semestre após celebração de convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Este ano o programa que já atendeu alunos do 5º ano das escolas municipais e estaduais do município de Ladário que estarão se formando no mês de outubro também atendeu outras instituições com palestras que tratam da prevenção ao uso de drogas e também à violência. A formatura dos alunos em Ladário esta prevista para o mês de outubro quando cerca de 500 estudantes estarão recebendo o certificado Proerd.

O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar numa parceria com a escola e as famílias dos alunos com o objetivo de fazer com que crianças e adolescentes conheçam os prejuízos que as drogas causam na vida das pessoas. Eles recebem um livro didático e em cada lição aprendem sobre os efeitos causados por cada tipo de droga e os cuidados que precisam tomar para evitar o primeiro contato com qualquer tipo de drogas sejam elas lícitas ou ilícitas. Além de atender as escolas com aulas do Proerd os instrutores também participam de palestras sobre prevenção em associações, empresas privadas e demais órgãos quando solicitados. O 6º Batalhão da Polícia Militar em Corumbá conta com quatro instrutores devidamente preparados para atender a demanda dos dois municípios contando com o apoio das prefeituras através da Secretaria Municipal de Educação.

Durante as aulas que acontecem uma vez por semana em cada turma e tem duração de onze semanas os alunos também recebem orientações a respeito do Bullying um tipo de violência física e psicológica que muitas vezes ocorre nas escolas. Ao final das lições os alunos precisam fazer uma redação onde deverão falar sobre o que aprenderam com o Proerd e como podem ajudar a família e amigos a se prevenirem. No final do ano acontece a formatura dos alunos quando eles assumem o compromisso de não se envolverem com drogas e com violência e recebem o certificado de participação no programa. Aproximadamente 550 alunos estarão se formando em Corumbá no início do mês de dezembro.

 

Por: Da Redação