Ladário

Prefeitura vai apoiar IBGE em Censo Agropecuário 2017

 

A Prefeitura Municipal de Ladário vai apoiar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Agropecuário 2017. A novidade este ano é que o levantamento será apenas rural com prazo de cinco meses para ser concluído.

“Mas nós pretendemos fazer esse serviço aqui em Ladário em dois meses”, afirmou a coordenadora de área do instituto, Celi Batista Cavalcante. O último Censo que levantou as informações do campo no Brasil foi em 2006. Os números divulgados em 2007 serão atualizados agora, dez anos depois.

Para se ter uma ideia, naquela época, Ladário tinha cerca de 10 mil cabeças de gado, algo em torno de 6 mil galinhas, 947 caprinos e extraía quase 3 toneladas de mel anualmente. São dados como esses que serão levantados com precisão e possibilitarão, entre outras coisas, direcionamento de programas de investimentos.

A prefeitura vai ajudar o IBGE com apoio logístico, divulgação e acompanhamento. O importante é que a mensagem da realização do censo chegue aos recantos mais longínquos de Ladário que tem extensão muito grande na zona rural, dentro do Pantanal.

“Para nós é importante termos esses dados, até mesmo para basear projetos que nossa equipe deve elaborar para conseguir recursos e fomentar o agronegócio em nossa cidade”, disse o prefeito Carlos Ruso que fez questão de participar da reunião com os coordenadores.

Também estiveram presentes a presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Andréia Victório, a secretária de Educação, Sara de Almeida, a secretária de Assistência Social, Eiza Nádila Bassoli e a secretária de Administração, Andressa Paraquett. Elas, assim como outras pessoas chave que participaram da reunião, serão peças importantes no trabalho que será desenvolvido a partir de outubro no Município.

“O processo seletivo foi há duas semanas e com isso os convocados já devem começar a ser chamados. A previsão é que isso aconteça em agosto, em setembro já começaremos os treinamentos e em outubro daremos início aos trabalhos”, disse Gardy Alves Suarez, gerente da agência do IBGE em Corumbá. (Assessoria de Imprensa-PML)