Ladário

Prefeitura de Ladário realiza trabalho de conscientização e fiscalização com feirantes

Fiscais da Prefeitura estarão de plantão nas feiras livres de Ladário

 

Fiscais da Prefeitura estarão de plantão nas feiras livres de Ladário

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, realizou no último sábado, 31 de janeiro, uma ação de conscientização e fiscalização junto aos feirantes. O trabalho acontece, com o intuito de dar mais agilidade e preservar a segurança durante a realização das feiras livres no município de Ladário, em relação aos horários de entrada e saída de veículos que circulam no perímetro urbano das feiras livres, bem como o acondicionamento correto de lixo orgânico e inorgânico que são deixados pelos feirantes.

A ação, que envolveu o Departamento de Tributos, Agemtrat, Guarda Municipal e Departamento de Posturas, acontece através da Lei Complementar Nº 078/2014, sancionada pela Administração, onde determina que os feirantes observem os horários para a movimentação dos seus veículos dentro do perímetro de realização das feiras livres e o acondicionamento correto dos detritos gerados pelas suas atividades.

Os horários para a entrada e saída de veículos para descarregar suas mercadorias e armação de suas barracas, será permitida a partir das 5h30 às 6h30- 12h45 às 13h45. Já nas feiras livres que acontecem no período noturno será das 16h00 às 17h00 e 21h00 às 22h00. Todas essas exigências foram postuladas junto à Administração pelos moradores, visando segurança e saúde pública.

“Iniciamos este trabalho na feira livre de sábado porque é justamente a de maior movimento e, também a grande maioria dos feirantes desenvolvem as suas atividades de comercialização às quartas-feiras. Em todos os dias das feiras livres haverá fiscalização. Os feirantes infratores serão preliminarmente notificados e, ocorrendo reincidência terão seus alvarás de licença de localização e funcionamento – categoria feirante automaticamente suspensos por período indeterminado e sujeitos a aplicação de multas”, explicou o responsável pelo Departamento de Tributos Eder Wilson Souza dos Santos.

Para o feirante Amarilho Rosa, que trabalha há mais de 40 anos comercializando seus produtos nas feiras livres da região, a iniciativa é de suma importância, pois além da agilidade, consegue traçar uma forma de segurança para todos que frequentam o local.

“É uma boa iniciativa estabelecer limites de horários para a entrada e saída de veículos de feirantes, proporcionando assim, maior segurança para idosos, crianças, população em geral e até mesmo para os próprios feirantes. Eu mesmo descarrego os meus produtos no máximo até às 06:10, o que na minha concepção, ajuda na movimentação das pessoas dentro do espaço designado a cada um de nós.”, falou Amarilho.

Pelos cálculos do Departamento de Tributos, no último sábado (31) foram notificados 134 feirantes, sendo 44 que excederam o horário das 06h30, ou seja, 32,84% para descarregar suas mercadorias; 76 feirantes que geraram lixo orgânico/inorgânico, correspondendo 56,72%; 58 não geram lixo orgânico/inorgânico, cerca de 43,28%.

Feiras livres

Na cidade de Ladário as feiras livres acontecem três vezes na semana, sendo as quartas-feiras e sábados, no período matutino, entre as ruas Comandante Souza Lobo, Riachuelo e Dom Pedro II, Bairro Centro. Já no período noturno, a feira livre acontece todas as quintas-feiras, no Bairro Almirante Tamandaré, entre as ruas Coronel Nicola Scaff e Corumbá, assim como na Alameda Nossa Senhora das Mercês.

 

Por: Da Redação