Ladário

Prefeitura de Ladário e Associação definem utilização da patrulha mecanizada

 

A Prefeitura Municipal de Ladário definiu como será a utilização da patrulha mecanizada, doada pelo Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER ), e que ficará sob a tutela do município. As regras foram repassadas durante uma reunião na tarde dessa terça feira, 2 de maio, no Centro Comunitário do 72, na qual o prefeito também falou a respeito do abastecimento de água como forma de fomentar a produção no assentamento.

“Nós estamos fazendo de tudo para que vocês produzam. Nós estamos precisando comprar a produção de vocês para a merenda escolar, mas é preciso que todos trabalhem, que se empenhem”, disse o prefeito Carlos Ruso. Ele comemorou a retomada do funcionamento de dois poços artesianos, cujas bombas foram recuperadas pela prefeitura, e detalhou o que deverá ser feito para colocar os outros poços abastecendo os sítios do assentamento.

“Com relação à patrulha, nós enviamos quatro operadores da prefeitura para fazer um curso que vai capacitá-los a operar o equipamento, que é digital”, informou ele aos pequenos produtores rurais que estavam na reunião. Com isso, o maquinário passará a ser operado apenas pelos funcionários da prefeitura, devidamente capacitados para isso.

“E quem vai ficar responsável pela coordenação dos serviços, será o coordenador da Agraer em Ladário, o Leandro Henrique Jung, que está aqui ao meu lado. Isso porque nós estamos empenhados, nós, a Agraer, a Embrapa Pantanal, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura, em fazer com que se produza com informação, com tecnologia”, afirmou o prefeito.

Leandro é quem fará a distribuição das horas de trabalho da patrulha mecanizada. Com isso, ela será disponibilizada para todos os 85 lotes, onde fará desmatamento, encanteiramento, vai arar e preparar a terra para o plantio. A intenção é produzir para garantir mais qualidade e melhores preços dos produtos usados principalmente na merenda escolar, e também daqueles que chegam à mesa do consumidor ladarense.

A Patrulha Mecanizada é composta por 01 Trator agrícola com potência de 85 cv 4×4, 01 grade aradora intermediaria com 14 discos, 01 grade niveladora de arrasto com 36 discos, 01 Enxada Rotativa, equipamentos que totalizam o valor de R$ 140.649,00, provenientes de convênio celebrado entre a Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (SUDECO) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER). Os recursos são provenientes de emenda do próprio governador Reinaldo Azambuja, de quando ele era deputado federal. (Assessoria de Imprensa-PML)