Ladário

“Não sou contra a feira e sim contra a insegurança e horário de funcionamento”, afirmou o prefeito Ruso

 

O prefeito Carlos Ruso falou com exclusividade ao Pérola News sobre o impasse causado com o fim das feiras de quinta a noite e domingo pela manhã, ambas respectivamente no bairro Almirante Tamandaré (Cohab) e no conjunto Mutirão.

Conforme o chefe do executivo municipal, a sua administração não é contra a feira e sim contra a insegurança e horário de funcionamento, “tive uma reunião com a Polícia Militar sobre três pontos, entre os quais a feira noturna de quinta na Cohab, e nesse encontro solicitei reforço nas rondas ostensivas na região, porém fui informado que o Governo do Estado não tem capacidade de dispor de mais homens e viaturas para combater a incidência de roubos, assaltos e brigas na feira. Entretanto, em reunião com o presidente da Associação dos Trabalhadores Autônomos das Feiras Livres de Corumbá e Ladário, Francisco Ferreira Ormond Filho e com os feirantes, foi proposto a eles que a feira do bairro Almirante Tamandaré seja realizada na quarta pela manhã, mas rejeitaram a proposta e optaram por permanecer com as feiras de quarta e sábado, no centro. Portanto, pensando na segurança dos munícipes, decidi por acabar com a feira noturna da Cohab”.

Já com relação a feira do conjunto Mutirão, o prefeito disse que ficou definido na reunião pelo fim da mesma. Ruso relatou a nossa reportagem que as taxas recolhidas pelos feirantes, referente a limpeza após o término da feira, não é viável para o município.

Na oportunidade, Ruso apresentou o projeto do sistema de comodato com um terreno no bairro Almirante Tamandaré, “essa quadra não será somente para a feira, mas para diversas atividades e eventos, para que isso seja possível vamos fazer com que o proprietário ceda o terreno para o município, em contrapartida daremos isenção do IPTU, isso tudo sem a necessidade de desapropriação, porém caso o proprietário tenha interesse em vender o espaço, que de preferência para Prefeitura, mas num valor compatível”.

A Prefeitura de Ladário publicará o decreto que extingue a feira noturna do bairro Almirante Tamandaré (Cohab) e de domingo no Mutirão. Na próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, o prefeito Carlos Ruso se reunirá com os feirantes e moradores das duas localidades, na sede da Associação de Moradores do Bairro Almirante Tamandaré, para sanar dúvidas sobre o assunto.

Comércio local

Durante a entrevista, o prefeito reforçou a ideia do fortalecimento do comercio local, “temos que fortalecer o nosso comércio, fazer com que as nossas empresas voltem a gerar emprego e nesse contexto inclui-se as feiras livres, assim teremos mais recursos para investir na cidade”.

Bolivianos

Outra questão que ele pontuou foi sobre os bolivianos que trabalham em Ladário, “não sou contra os bolivianos trabalharem em nossa cidade, pelo contrário, sou favorável, mas desde que as vendas dos produtos sejam feitas de maneira legal, recolhendo o tributo devido, pois não se pode recolher tributo de mercadoria de descaminho, isso não compete a Prefeitura e sim a Receita Federal”, finalizou.

 

Por: Douglas Assad Arruda