Ladário

Município de Ladário realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids

Ação realizada no centro da cidade

 

Ação realizada no centro da cidade

Nesta segunda-feira (01), o município de Ladário, por meio do Núcleo de Assistência à Saúde da Família, junto com a Casa da Cidadania e a Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e Cidadania realizou durante toda a manhã, a abertura oficial de uma série de ações, para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS que é celebrado em 01 de dezembro.“O principal intuito da campanha é reforçar a prevenção e proteção a AIDS, é necessário cuidar da saúde, e por isso, também é importante que as pessoas saibam o que é a doença, e as consequências que ela trás”, afirmou o coordenador do Núcleo de Assistência a Saúde da Família, Henrique Vieira.

Desde as 9 horas da manhã equipes formadas para trabalhar nesta ação estavam separadas em diversos pontos da cidade distribuindo panfletos educativos e disponibilizando preservativos masculino e feminino. Uma tenda também foi montada na Avenida 14 de março para que a população após conferir as ações da luta contra a Aids, pudesse aferir a pressão e realizar outros testes de saúde.

“A Casa da Cidadania, a Superintendência da Mulher, Secretaria de Saúde e a Sempis, se uniram para passar informações à população de um assunto tão importante quanto este. Essa ação também faz parte das atividades alusivas realizadas aos 16 dias de ativismo a violência contra a mulher, pois sabemos que o conhecimento é a melhor forma nos protegermos de alguma coisa”, disse a Superintendente da Casa da Cidadania, Jane Contu.

Além das atividades realizadas na manhã desta segunda-feira, a programação para toda a semana prevê ações educativas em todas as unidades de saúde. No dia 05 de dezembro haverá o encerramento das atividades na Unidade de Saúde Érico Valle Loaiza, a partir das 08 horas.

Para seu Antonio de Jesus esses tipos de atividades atraem o interesse da população para o assunto, “É importante sermos sempre lembrados do risco dessa doença que ainda não tem cura e vive tão presente entre nós. Estou aqui parar pegar preservativos para o meu neto, eu já passei por essa fase e sei como funciona, por isso sempre converso com ele e explico que a prevenção ainda mais seguro de se relacionar sexualmente.”

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

É celebrado em 01 de dezembro, e passou a ser adotada no Brasil, a partir de 1988.

Como o HIV, está presente no sangue, o vírus pode ser transmitido através do sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal); compartilhamento da mesma seringa ou agulha; a gestante pode passar o HIV para o filho; a lactante por meio do leite materno; também pode ser contraída por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados. Evitar a doença não é difícil, basta seguir corretamente as instruções.

A informação é importante para que não exista o preconceito em relação a um soro positivo, pois não se pega Aids através do sexo com camisinha; do beijo; do aperto de mão ou abraço; do compartilhamento de talheres e copos; masturbação a dois; suor e lágrima; piscina, banheiro ou pelo ar; e doação de sangue.

 

Por: Da Redação