Ladário

Município confirma participação no Festival Temático de Trânsito da PRF

 

Ladário (MS) – Confirmada hoje pela manhã a participação da Rede Municipal de Ensino (REME), de Ladário, no Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento é um concurso de peças de teatro sobre o trânsito, que será disputado entre os estudantes, e tem como objetivo aumentar a conscientização a respeito das leis que visam proteger a vida do cidadão.

Pelos dados apresentados pela PRF, da Organização não Governamental Criança Segura, 40% de óbitos de crianças até 14 anos, são em consequência de acidentes de trânsito. O índice é considerado muito alto e, com isso se tornam necessárias ações que ajudem a melhorar e tornar mais humano esse vilão que hoje é responsável por milhares de mortes todos os anos no país.

“É por isso que vamos fazer questão de incentivar a inscrição de pelo menos três peças em cada categoria”, garantiu o prefeito Carlos Ruso, para quem os trabalhos, além de participarem do festival, também poderão ser apresentados nas escolas e nos eventos da prefeitura. “Ajuda a diminuir os índices de morte entre as nossas crianças, diminuiu a despesa do Estado com tratamento de feridos e auxilia no desenvolvimento social e cultural dos nossos estudantes”, afirmou ele.

O Fetran começa com as inscrições no período que vai até 14 de abril e vai ter apoio técnico para montagem do texto e formação das peças. Entre 05 de junho e 25 de agosto haverá a apresentação das peças e a classificação para as finais, marcada para os dias 17 a 22 de setembro. As peças que forem para as finais serão apresentadas no anfiteatro Salomão Baruki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“A proposta é incentivar na comunidade a importância da prevenção aos acidentes de trânsito, fomentar nos estudantes o cumprimento das leis, esta é a nossa finalidade”, disse o policial rodoviário federal, Hort Frantz Koloski que esteve presente na apresentação do projeto. Também esteve presente Fábio Roberto Sodré, que disse que a expectativa é grande com relação a Ladário, que recebeu o Fetran de braços abertos.

“A expectativa é grande com relação à quantidade de alunos que vai se envolver no projeto. A secretária Sara está bastante disposta, o prefeito, os diretores também se mostraram bastante receptivos”, afirmou Sodré. Ainda segundo ele, “nós acreditamos que tem tudo para ser um grande evento, a garotada vai fazer acontecer, de forma singular, aqui este ano, em Ladário”.

“Nós aceitamos prontamente porque vai disponibilizar para os nossos alunos o trabalho da cidadania, da conscientização do trânsito”, afirmou a secretária de Educação, Sara Almeida. Ela garantiu que vai mobilizar toda a Rede Municipal de Ensino, e disse que está confiante em uma boa participação dos alunos da REME de Ladário.

“Nossos alunos são bem participativos. Nós temos muitos alunos bem empenhados que já se destacam nos eventos internos das escolas. Eu acredito que nós vamos participar de todas as modalidades”, concluiu a secretária. Assim como ela, os diretores das escolas que também participaram da reunião esta manhã, saíram estimulados a fazer uma boa participação de Ladário no Fetran 2017. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação