CorumbáLadário

Muhpan abre inscrições para projeto sobre arqueologia

 

O Museu de História do Pantanal (Muhpan) abriu as inscrições para participação da comunidade no projeto Memórias do Pantanal Rupestre, uma atividade que visa chamar a atenção para o rico patrimônio arqueológico ameaçado por depredações, por meio de trabalhos lúdicos, divulgação e visitação a sítios urbanos. O projeto tem o apoio da Petrobras. O Muhpan é mantido pela Fundação Barbosa Rodrigues.

Entre os dias 16 e 19 de junho ocorrerão as oficinas de técnicas de frotagem, com orientação do artista plástico colombiano Santiago Plara, e visitas aos sítios arqueológicos identificados na região da Banda Alta, entre Corumbá e Ladário. Serão formados três grupos, cada um com 30 pessoas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio do site www.muhpan.org.br.

O Pantanal tem uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos da América Latina, representando manifestações culturais de povos indígenas que habitaram a região entre 5,5 mil a 600 anos. Pesquisas já identificaram pelo menos 200 aterros situados nos capões de mata da planície, mas estima-se que sejam em torno de mil. Também foram catalogados dezenas de registros de inscrições rupestres.

Atividades

O Memórias do Pantanal Rupestre busca chamar a atenção do público para esse patrimônio pouco conhecido. A abertura, em maio, contou com palestra do professor José Luis dos Santos Peixoto, da Universidade Federal de MS (UFMS). Peixoto organizará catálogo ilustrativo do acervo pesquisado e identificado, a ser distribuído gratuitamente nas escolas públicas e a outras instituições de ensino.

A primeira atividade a ser desenvolvida esta semana envolve as pessoas que se inscreverem no grupo 1. No dia 16, às 19h, no Muhpan, haverá a oficina de frotagem, e no dia 17, entre 7h e 11h, visita aos sítios arqueológicos. Atividades semelhantes serão realizados pelo grupo 2 (dias 17 e 18) e grupo 3 (dias 18 e 19). A produção de material será exposto no museu por meio de painéis.

 

Por: Da Redação