Ladário

Meio ambiente vai distribuir mudas e promover cursos para o Dia da Árvore

 

Dentro de um paraíso ecológico onde a vegetação se transforma em cartão postal e é parte integrante dos dispositivos de melhoramento da qualidade de vida da população, a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (FMDR), preparou uma programação especial para os dias 20 e 21 de setembro. “O dia da árvore, em 21 de setembro, não poderia passar em branco, estamos dando atenção especial para este dia e queremos promover a valorização da capacitação das pessoas para multiplicar o plantio de árvores”, disse Andréia Victório, presidente da FMDR.

O tema do evento é “Ladário mais verde, plantando uma boa ideia”. E para que isso se transforme em realidade, serão feitos a distribuição de mudas de plantas nativas e exóticas e minicursos. No dia 20 de setembro, uma quarta feira, a equipe da fundação vai estar na Praça 2 de Setembro, na Avenida 14 de Março, de 08 às 11:30 da manhã, onde disponibilizará para a população as mudas de plantas nativas como guatambu, ipê rosa, ipê roxo, jenipapo e jatobá mirim. Também serão doadas as exóticas, chapéu de napoleão, pata de vaca e oiti.

No dia 20 , a partir das duas e meia da tarde, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), vai ter um minicurso sobre alporquia, que é uma técnica de manipulação de plantas para fazer mudas. O pesquisador Marcos Tadeu Borges da Embrapa/Pantanal vai repassar os ensinamentos.

No dia 21, o primeiro minicurso será às oito horas da manhã, também no CRAS. Fábio Montenegro, da Semir/Equipe estará ensinando como fazer bonsai. Já às duas horas da tarde Márcio da Silva, da Fundação do Meio Ambiente ensina a fazer enxertia e estaquia. Todos os minicursos são gratuitos e as turmas serão formadas com 25 alunos. Qualquer pessoa pode participar, mas tem que fazer a inscrição antes, no CRAS.

As atividades do Dia da Árvore contam com a parceria da Embrapa/Pantanal, da Semir/Equipe e do CRAS, com a coordenação da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 3226-5135.

“As atividades visam o cuidado com o meio ambiente e a produção de mudas de plantas que possam melhorar a qualidade do ar”, finalizou Andréia. (Assessoria de Imprensa-PML)