Ladário

Marinha realiza atividades em comemoração ao Dia do Marinheiro

 

O Comando do 6° Distrito Naval realiza de 05 a 14 de dezembro, diversas atividades em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 deste mês. As ações contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Ladário, e terão inicio nesta sexta-feira (05), quando a Marinha abrirá os portões para visitação pública de suas instalações, como navios, embarcações, viaturas e helicópteros e também realizará um Concurso de Desenho que está com as inscrições abertas até dia 10 de dezembro.

O concurso que será voltado para crianças 6 a 17 anos, terá como tema “A Marinha do Brasil no Coração do Pantanal”. O desenho deverá ser feito e entregue na Comunicação Social da Marinha do Brasil, este valerá como inscrição do concurso que conhecerá seus vencedores no dia 14 de dezembro, após a inauguração da iluminação natalina deste ano.

No dia 06, às 09h, haverá a Regata de Canoinhas no Porto Geral de Corumbá. A prova será realizada em quatro categorias, Junior (12 a 18 anos), Adulto (18 a 40 anos), Master (Acima de 40 anos) e Feminino (12 a 40 anos). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 03 de dezembro na sede da Capitania Fluvial do Pantanal, situada à Rua Delamare, nº 806 – Centro de Corumbá, das 08horas às 11h30 e de 13h30 às 16horas. No mesmo local também haverá a Exposição de Material da Marinha do Brasil, visitação pública aos navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso, e Ações de Profilaxia de Doenças, como atendimento médico, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, aplicação de flúor, orientação sobre higiene bucal e orientações de combate a dengue. Essas atividades terão continuidade no domingo, dia 07 de dezembro.

Já no dia 07, será realizada a tradicional Corrida Rústica, em frente ao pórtico do Comando do 6°DN, em Ladário. A Corrida será disputada em uma distância de aproximadamente 8 Km para a categoria masculina e pelotão, e de 4,5 Km para a categoria feminina e infantil. A Largada será às 7h30, em frente ao Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval. No mesmo dia, a partir das 18h, no Porto Geral de Corumbá, haverá a Demonstração de Operações Ribeirinhas no Pantanal, seguida da Apresentação da Banda de Música da Marinha e da Banda Municipal Manoel Florêncio.

A programação para o dia 12 de dezembro será a cerimônia militar do Dia do Marinheiro, às 09horas em frente ao Pórtico do Comando do 6° Distrito Naval. Durante a cerimônia, haverá a imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, este ato tem como objetivo homenagear as autoridades que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Encerrando as comemorações alusivas ao Dia do Marinheiro, no dia 14, a partir das 18h30, em Ladário, serão realizados a cerimônia de “Troca da Guarda”, concerto musical, premiação do concurso de desenho, inauguração da iluminação de Natal seguido de um grande show pirotécnico.

 

Por: Da Redação