Ladário

Marinha incorpora dois navios no Comando da Flotilha de Mato Grosso

A cerimônia foi realizada no Comando da Flotilha de Mato Grosso (Foto: Marcos Boa Ventura)

 

A cerimônia foi realizada no Comando da Flotilha de Mato Grosso (Foto: Marcos Boa Ventura)

O prefeito Paulo Duarte participou na manhã dessa sexta-feira, 02, da cerimônia de Incorporação a Armada, do Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger G 16 e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas H 17. Realizado no Comando da Flotilha de Mato Grosso, sede do 6º Distrito Naval, a solenidade militar reuniu também o prefeito de Ladário, José Antônio Assad, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa, e do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, o público conheceu as duas novas aquisições da Marinha do Brasil.

O Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger, antiga embarcação Albatroz da Empresa Arara Pantaneira Transporte Fluvial e Turismo, tem a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares componentes da Força de Emprego Rápido. O navio será empregado, prioritariamente, no transporte fluvial, além de executar tarefas de apoio às operações ribeirinhas.

“Nós estamos trabalhando cada vez mais em parceria com as prefeituras dos municípios de Corumbá e Ladário e esses navios que são incorporados hoje, principalmente o Almirante Leverger, estará reforçando ainda mais as ações que já realizamos com a população ribeirinha, oferecendo atendimentos médicos e odontológicos”, garantiu o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Já sobre o Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, antiga embarcação Sereia do Pantanal, tem a capacidade para transportar 30 militares e executará, entre outras, as tarefas principais de cartografia, hidrografia e manutenção e instalação de sinalização náutica, contribuindo assim para elevar o nível de segurança do tráfego aquaviário na região. O navio ficará subordinado a Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

Durante a cerimônia, foram empossados o comandante da embarcação Hidroceanográfica Fluvial Caravelas, Capitão Tenente Fábio Luiz Moreira e o Comandante da embarcação Almirante Leverge, Capitão de Corveta, Marco Aurélio de Castro Faria. A partir da incorporação o Comando da Flotilha de Mato Grosso passa a ter dez navios subordinados.

Parceria reforçada

Reforçando a parceria da Prefeitura de Corumbá com as Forças Armadas, o prefeito Paulo Duarte destacou a importante ligação da instituição com a região. “A Marinha é fundamental para Mato Grosso do Sul. A Marinha é muito mais que a guardiã dos rios e mares, ela é uma parceira de Corumbá. E ver todo esse investimento que ela tem feito, fortalece ainda mais nossas ações em prol da comunidade”, destacou Paulo Duarte.

 

Por: Da Redação