CorumbáLadário

Marinha é importante para a segurança da nossa fronteira, diz Ruiter

 

Ao lado dos comandantes da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Carlos dos Santos Sardinha, e do 6º Distrito Naval, contra-almirante Márcio Ferreira de Melo, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira e de Ladário, José Antônio Assad e Faria (ambos do PT) participaram na tarde desta sexta-feira (10) da solenidade militar que comemorou o 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. Durante a cerimônia, foi feita a entrega de dez condecorações de Ordem do Mérito Naval para dez personalidades civis e militares.

A solenidade foi realizada no Distrito Naval de Ladário. Ao som de 17 tiros de canhão, a instituição militar comemorou o mais importante combate da Guerra do Paraguai, a Batalha do Riachuelo, decisiva para o tratado da Tríplice Aliança. O confronto representa uma das mais importantes vitórias da história militar brasileira e o maior embate da América do Sul. A cerimônia começou com a leitura da ordem do dia do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra, Julio Soares de Moura Neto.

“A Marinha do presente continua empenhada em sempre se aproximar da sociedade, enfatizando as potencialidades e as riquezas das nossas águas jurisdicionais e mostrando a necessidade de dispor de uma Força Naval atualizada, equilibrada e balanceada”, disse o comandante da Marinha, em nota. “Hoje, cabe-nos relembrar as passagens valorosas de Riachuelo, reafirmando a crença e o compromisso com os exemplos que nos foram legados por aqueles que, há 146 anos, lutaram, com suprema dedicação, pela integridade territorial”, continuou.

Na ocasião, foi lida também a mensagem da presidenta Dilma Rousseff que destacou a defesa dos interesses do Brasil, o qual julga ser fundamental para a consolidação do projeto como nação próspera, democrática e soberana. “A defesa da pátria; a segurança do tráfego aquaviário; o patrulhamento do oceano e dos quarenta mil quilômetros de calhas fluviais navegáveis; a salvaguarda da vida de pessoas; e a prevenção da poluição encontram sustentação na atitude profissional e desprendida dos homens e mulheres que servem nessa instituição exemplar”, disse.

Presente na solenidade militar, o prefeito Ruiter reforçou a importância e parceria da Marinha nos projetos realizados nos municípios de Corumbá e Ladário e também na proteção de nossas fronteiras. “Principalmente agora, após a determinação da presidenta Dilma de que as forças militares devem atuar intensamente contra os crimes na região de fronteira”, citando o Plano Estratégico de Fronteiras, lançado no dia 8 deste mês pelo Governo Federal onde prevê que as Forças Militares devem se juntar às forças federais de segurança pública para atuar em cooperação com os países que fazem limite com o Brasil. (PMC)

 

Por: Da Redação