BrasilCorumbáEstadoLadário

Marinha do Pantanal faz balanço final da Operação Ágata 9

Marinha fiscaliza embarcações durante Operação

 

Marinha fiscaliza embarcações durante Operação

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6° Distrito Naval, participou da Operação Ágata 9. De 22 a 31 de julho, a Marinha operou na faixa de fronteira dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rondônia, empregando um efetivo de 1.132 homens, 9 navios, 3 helicópteros, 40 embarcações e 23 viaturas, com o objetivo de realizar Patrulha Naval, Inspeção Naval e Patrulhamento nos rios Paraguai, Cuiabá, Paraná, Abunã, seus afluentes e; no Lago Itaipu, a fim de contribuir para a redução das ações do crime organizado e práticas ilícitas, bem como para intensificação da presença do Estado.

Em dez dias de Operação foram inspecionadas 1.306 embarcações, sendo 142 notificadas e 23 apreendidas. Os meios da Marinha operaram em 1.288 Km de rios. Também foi realizada, em uma ação conjunta da Marinha do Brasil com a Polícia Federal, a apreensão de 2.100 quilos de maconha e um veículo na rodovia PR-495 na manhã do dia 22. Um homem foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, receptação, uso de documento falso, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e resistência.

Na parte de Assistência Hospitalar (ASSHOP), realizada pelo Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, foram realizados 558 atendimentos médicos e 267 odontológicos, além da distribuição de 11.364 medicamentos no município de Porto Murtinho.

Durante a Operação, a Marinha reformou uma escola no município de Ladário e promoveu Ações Cívico Sociais, integradas com o Exército e Aeronáutica, em bairros de Corumbá e Ladário, com atendimentos médicos, odontológicos, orientações de higiene e saúde, corte de cabelo, entretenimento para crianças e outros.

As Forças Armadas participaram da Operação, em parceria com a Polícia Federal, Força Nacional, Receita Federal entre outros órgãos que atuaram na fronteira entre Colômbia, Peru e Bolívia.

A Operação Ágata 9 é uma ação do Ministério da Defesa com o objetivo de fortalecer a presença das forças armadas na região de fronteira para reduzir a criminalidade e aumentar a segurança do povo brasileiro.

 

Por: Da Redação