Ladário

Ladário recebe mudas de plantas para seguir mantendo área verde

Moradores devem ajudar na preservação e manter área verde de Ladário, diz Bióloga

 

Moradores devem ajudar na preservação e manter área verde de Ladário, diz Bióloga

Após o município de Ladário ter recebido uma doação de 200 mudas de Ipês (amarelo) no ano passado, da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, em 2015, a empresa voltou a fornecer o mesmo total de mudas, sendo agora da espécie Pata de Vaca, Pimenteira, entre outras consideradas nativas da região pantaneira.

Da primeira remessa, de acordo com Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, já foram plantadas 20 mudas na Avenida 14 de Março e foram distribuídas 80 para a população. Porém, durante a entrega das 40 casas do Conjunto Habitacional José Francisco Mendes Sampaio, localizado no bairro Alta Floresta II, inaugurado recentemente no município, foram plantadas em frente às residências mais 25 mudas, com a autorização dos moradores, onde na oportunidade, também assumiram o compromisso de cuidados sob as respectivas plantas.

Conforme a Bióloga e Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação do Meio Ambiente, Ligia Lopes Teixeira, além disso, foram repassadas mudas para as ESF’s- Estratégias de Saúde da Família, bem como para as Escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Toda essa demanda atende um só objetivo, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as famílias ladarenses. A nossa proposta também, além de embelezar Ladário, é fazer com que haja sucesso no desenvolvimento dessas mudas e futuramente possamos usufruir dos seus benefícios, já que a população tem que ter a consciência de preservá-las”, falou Ligia Teixeira.

Projeto Biomas- importância do verde

Ainda conforme ela, Ladário receberá mais duas mil mudas de plantas. Essas mudas chegam ao município por meio do Projeto Biomas, que foi iniciado em 2010, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal).

O foco do projeto é viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas brasileiros. O projeto tem como meta atingir diretamente, pelo menos, 2000 proprietários rurais em cada bioma.

“Durante a abertura do projeto Biomas, estaremos fazendo o plantio de 27 mudas de árvores na Praça 02 de Setembro, localizada na principal avenida da cidade. Para esta ação, buscamos a parceria também junto a Escola Estadual 02 de Setembro, onde firmaremos um documento para que os alunos e funcionários possam ajudar na preservação das plantas”, informou Teixeira.

Para que isso ocorra, foi realizado com os alunos um trabalho de educação ambiental, repassando passo a passo, as informações sobre os cuidados que eles devem ter com as plantas. Aproveitando a oportunidade, os moradores da região central, também receberão essas informações.

O projeto Biomas chega a Ladário no dia 22 de maio, e será realizado em parceria entre o município, por meio da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e a Embrapa Pantanal.

“A arborização é uma das respostas para uma vida saudável, pois desempenha papel fundamental na convivência humana e a população tem o dever, assim como o poder público, de preservar essas mudas. É preciso, conhecer a importância do verde e, tudo o que as árvores representam. Elas definem e estruturam o espaço urbano, por essa razão plantá-las em área urbana é tarefa de grande responsabilidade, assim como preservá-las”, finalizou Lígia.

Arborização é fundamental, pois ajudam:

  • Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares;
  • Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência;
  • Retém CO2;
  • Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação;
  • Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local;
  • Desenvolvem um papel importantíssimo no ecosistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade;
  • Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos;
  • Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes;
  • Beleza natural para nossos olhares e almas.
Por: Da Redação