Ladário

Ladário qualifica equipe para o programa Criança Feliz

 

Lançado pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016, o Programa Criança Feliz está sendo implantando pela Prefeitura de Ladário, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Cerca de 100 famílias inicialmente já estão aptas a receber o Programa, que tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O público prioritário é composto por gestantes, crianças de até 36 meses (três anos) e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família e crianças de até 72 meses (seis anos) e suas famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Um dos objetivos do programa Criança Feliz é qualificar e incentivar o atendimento e o acompanhamento de gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias nos serviços socioassistenciais.

Outra finalidade é apoiar essas famílias no exercício da função protetiva e ampliar acessos a serviços e direitos, além de estimular o desenvolvimento integral dessas crianças e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Reforçar a presença da assistência social e desenvolver ações de capacitação e educação permanente que abordem especificidades, cuidados e atenções a gestantes e crianças na primeira infância também é uma das metas.

A equipe de visitadores participou da capacitação por meio de curso de 40 horas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Corumbá, que teve inicio no dia 28 de agosto e término no dia 01 de setembro. O o objetivo é aprimorar o conhecimento principalmnente em relação ao atendimento às familias, não apenas no aspecto técnico-metodologógico, mas também sobre a oferta de políticas e serviços da rede.

Esta capacitação está sendo muito importante para a atuação dos profissionais, sobretudo, a preparação para visitas domiciliares são fundamentais para viabilizar e qualificar as atenções contempladas pelo Programa. (Assessoria de Imprensa da PML/Com informações da Assistência Social)